Planejamento alinha projetos para Teresina junto ao Ministério de Desenvolvimento

O Centro de Controle Operacional – CCO será gerido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans)

Foto: Reprodução/Semplan

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), representada pelo secretário João Henrique Sousa, se reuniu nesta terça-feira (27), em Brasília, com a equipe do Ministério de Desenvolvimento Regional. O objetivo do encontro é fortalecer o andamento de projetos já enviados ao Governo Federal, como as instalações do futuro Centro de Controle Operacional (CCO) na capital e a Integração das bacias do Rio Parnaíba e Poti.

De acordo com o secretário João Henrique, as tratativas para o encaminhamento de recursos para o Centro de Controle Operacional já estão avançadas. “Estamos com estes dois projetos muito bem encaminhados aqui em Brasília. Temos atendido a solicitação do Prefeito Dr. Pessoa para avançar com essas discussões e saímos daqui com a previsão de ter, possivelmente nos próximos trinta dias, a liberação de cerca de R$5 milhões de reais para este projeto. Retornaremos a Teresina com esta boa notícia e acompanhando essas liberações de recursos para o bom desenvolvimento do município”, explicou.

A reunião contou com a participação do Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira; Gláucia Maia, chefe de gabinete da secretaria Executiva e do chefe do Escritório Municipal de Articulação e Representação do Município de Teresina em Brasília -EMARI/PMT, Wassil Júnior.

Sobre o projeto de integração das bacias do Rio Parnaíba e Poti, a equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional expediu uma recomendação para análise do projeto junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Centro de Controle Operacional – CCO

O Centro de Controle Operacional (CCO) do município de Teresina contará com uma plataforma única de procedimentos de gestão integrada, englobando tecnologias de operação de trânsito e transporte, e será responsável pela gestão do sistema de monitoramento em tempo real de vias públicas, dos sistemas de segurança viária, detecção automática de incidentes, automação semafórica, pontos de informações e orientação de trânsito.

O Centro será gerido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). (Semcom/Semplan)


Comentários