Simone Pereira e presidente Franzé destacam importância do debate sobre a violência contra mulher

Audiência pública ocorre nesta quarta-feira às 9 horas em plenário


Foto: Reprodução (Ascom/Alepi)

Em discurso no pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (11), a deputada Simone Pereira (MDB) convidou os demais parlamentares e entidades representativas para audiência pública sobre a eficácia das políticas públicas de defesa e proteção da mulher. O debate acontecerá amanhã (12), a partir das 9 horas, no Plenário Waldemar Macedo.

“Convidamos todas as instituições que compõem a rede de proteção e a rede de garantia de direitos, porque a gente precisa entender aonde está a fragilidade dentro da construção dessa rede, o que está acontecendo, por que tantas mulheres ainda são assassinadas, mesmo com todas essas medidas de proteção e tanta legislação”, frisou Simone Pereira.

O presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), destacou a importância da audiência, considerando o alto índice de feminicídios que têm acontecido no Piauí e no Brasil. “Acredito que amanhã teremos a capacidade de fazer essa análise e também sugerir algumas ações que cada vez mais protejam as mulheres desse grave problema”, disse.

Pequeno expediente – Durante a sessão, foi lido requerimento do deputado Franzé Silva, para que seja enviado expediente ao presidente do Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí, professor Gildásio Guedes, solicitando informações a respeito da homologação da consulta eleitoral, realizada em maio deste ano, que resultou na escolha da professora Nadir Nogueira como reitora da UFPI para o quadriênio 2024-2028.

“A próxima etapa será a homologação da consulta eleitoral junto ao Conselho Universitário e, posteriormente, a votação de uma lista tríplice no Conselho Eleitoral, que será encaminhada pela UFPI ao Ministério da Educação, para posterior nomeação pelo presidente da República”, explica Franzé na justificativa do requerimento, que será colocado em votação na próxima sessão deliberativa.

Projetos – Também foi lido projeto de lei do deputado Fábio Novo (PT), que declara o Festejo de Santo Antônio da Santa Maria da Codipi, realizado na zona Norte de Teresina, como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado. O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), por sua vez, apresentou projetos para a concessão de títulos de cidadania aos pastores Wolney Magela e Carlos da Silva Nogueira.

Por Cristal Sá/Alepi 



Comentários