Conselheira Lilian Martins representará TCE-PI na 6º SAEG, em Genebra, Suíça

A SAEG é uma iniciativa para difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública

Foto: Reprodução (Ascom/TCE-PI)

Em nome do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), a conselheira Lilian Martins representará a Corte de Contas piauiense na 6º Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), que ocorrerá na sede da ONU, em Genebra, na Suíça, nos dias 14 e 15 de setembro, com o tema-geral “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”. Na oportunidade, a conselheira Lilian apresentará a experiência do Plano de Logística Sustentável (PLS), implantado no TCE Piauí em 2021, sob a sua coordenação.

O PLS se alinhou aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS), que são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, com 169 metas a serem atingidas até 2030. No TCE-PI, uma série de ações institucionais foi realizada, como, por exemplo, a diminuição do consumo de energia elétrica e de água, a redução na geração diária de resíduos, a promoção da reciclagem e a mudança cultural em meio a todos os servidores da Corte, no sentido da promoção contínua da sustentabilidade, inclusive fora das dependências do Tribunal.

O PLS, que corresponde ao período de 2020 a 2023, foi produzido com base na Resolução TCE-PI nº 15/2018, que dispõe sobre a forma e o prazo para a elaboração e o estabelecimento da política socioambiental do Tribunal seguindo as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). Clique aqui para conferir o Plano de Logística Sustentável.

Na 6ª SAEG, a conselheira Lilian Martins, que também preside o Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rui Barbosa (IRB), falará no dia 15, segundo dia de evento. Sua exposição acontecerá durante a mostra brasileira de relatos de experiência para cooperação prestada e recebida.

A SAEG é realizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

A SAEG é uma iniciativa para difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública. Para fazer isso, a cada edição, a SAEG promove um conjunto anual de eventos interligados que buscam mostrar que a avaliação é um mecanismo-chave para a efetividade organizacional e para a justiça social das políticas públicas e que as escolas de governo podem liderar essa mudança de compreensão e de prática na gestão pública.

A sexta edição do evento também visa a promoção de um espaço de negociações para acordos de cooperação entre escolas de governo do Brasil, escolas de governo estrangeiras e organismos internacionais, além de pautar a emergência de uma agenda de cooperação nacional brasileira entre escolas de governo para a construção de capacidades técnicas, tecnológicas e científicas no desenvolvimento profissional de agentes públicos.

Para saber mais sobre a 6ª SAEG, acesse o site do evento clicando aqui.

Fonte: TCE-PI


Comentários