Coordenadoria da Mulher realiza evento em alusão ao dia da Luta Indígena no Piauí

Dia 19 de Abril, Dia da Luta Indígena, será comemorado com palestra e conferência, no espaço Museu do Piauí 

Foto:Reprodução

Em alusão ao dia *19 de Abril, Dia da Luta Indígena, a Coordenadoria da Mulher realiza o evento “Protagonismos Femininos da cultura e resistência indígena”, em parceria com o Museu do Piauí e Secretária de Cultura do Estado. O objetivo é criar estratégias de visibilidade da identidade cultural indígena, discutir as principais políticas públicas para população indígena. 

O evento será realizado no auditório do Museu do Piauí, a partir das 9h, e contará com a presença da Coordenadora Diversidade da CEPM, Erica Ruth, realizando a mediação da formação e a Gerente de Promoção dos Direitos e da Autonomia das mulheres da CEPM, Joelfa Farias, coordenando a abertura das mesas do evento junto com outras autoridades. 

Para dialogar sobre o tema foi convidada a Cacique dos povos  Kariri da Serra Grande de Queimada Nova do Piauí, Maria Francisca, a professora da UESPI, membra do GT Índios na História e doutoranda em História- UFRRJ, Tatiana Oliveira e a Prof. Doutora da UFPI e Coordenadora do Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social Amazônica, Carmen Lúcia. 

As palestras e conferências serão sobre “A mulher indígena: cultura, experiência e tradições”, “História Indígenas e o desafio de superar a invisibilidade histórica”, “Dia das mulheres indígenas: as experiências de lutas e conquistas” e o Protagonismo Feminino no movimento indígena piauiense”. 

A Coordenadora de Diversidade, Erica Ruth, destaca que viabilizar o papel das mulheres indígenas na construção política e cultural do Brasil é reivindicar um local que é devido, não só à figura feminina, historicamente silenciada das narrativas, mas, sobretudo, às comunidades humanas que compõem a cultura brasileira. Por isso, este 19 de abril é, acima de tudo, um dia de luta, no qual queremos nos somar às inúmeras mulheres e meninas indígenas, na defesa dos seus direitos às suas terras, à vida com segurança e dignidade”. 

Para participar basta levar o cartão de Vacina contra a covid-19 e toda a programação é gratuita. (Governo do Piauí)


Comentários