Cooperativa de mel do Piauí recebe certificação para comercialização nos mercados nacional e internacional

A Codevarp, do município de Piracuruca, é uma das cooperativas contempladas com investimentos do Governo do Piauí na apicultura
A Cooperativa de Desenvolvimento do Vale do Rio Piracuruca (Codevarp), localizada na zona rural de Piracuruca, recebeu o Selo de Inspeção Federal (SIF). Com a certificação, a cooperativa amplia a possibilidade de novos negócios e de fomento da cadeia produtiva do mel, com a geração de mais emprego e renda no Estado. A cooperativa foi uma das contempladas com investimentos do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), com o projeto de apitoxina, no valor de R$ 232.641,55, concluído em dezembro de 2019.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural da SAF, Francisco das Chagas Ribeiro, a certificação permitirá a comercialização da apitoxina, que é o veneno encontrado no ferrão das abelhas e que tem uma forte demanda do mercado farmacêutico.

“É um marco importante, uma vez que até receber o carimbo do SIF, a cooperativa atravessou diversas etapas de fiscalização e inspeção. A partir de agora, a apitoxina do Piauí poderá ser vendida para grandes empresas farmacêuticas nacionais e internacionais como matéria-prima de medicamentos para diversas doenças, principalmente na área da reumatologia. Todo esse processo foi apoiado pelo Governo do Piauí, por meio da SAF”, explica.

Foi o Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II), executado pela SAF, o responsável pelos investimentos feitos na cooperativa com a construção e aquisição de equipamentos de uma unidade de extração de apitoxina, além da capacitação técnica, aquisição de coletores de apitoxina e reestruturação dos apiários já existentes.

A diretora do programa, Janaína Mendes, conta que o projeto beneficia seis municípios, impactando a renda de 24 famílias da região. “É um trabalho que vai desde a produção, extração até a comercialização da apitoxina a ser vendida para empresas farmacêuticas do país e exterior. O projeto piloto incluiu laboratório, casas de abelhas, equipamentos e toda indumentária necessária para a coleta de maneira adequada.

Além da apitoxina, a cooperativa poderá exportar também o mel. Segundo o Ministério da Economia, entre janeiro e agosto de 2021, o Piauí realizou 29,1% das exportações de mel do país. A exportação de mel rendeu US$ 37,5 milhões em 2021. O valor é o maior dos últimos cinvo anos para o período de janeiro a agosto.

O presidente da Codervap, Saturnino Mendes Pessoa, comemorou a liberação do selo, que é mais uma conquista para a apicultura da região. “A certificação recebida pela cooperativa é resultado de um trabalho realizado com muita dedicação há anos pelas mãos dos nossos agricultores e agricultoras. Não temos dúvidas que foram investimentos que resultam em melhoria na qualidade de vida das famílias e fortalece a economia”, agradece.

Serviço de Inspeção Federal (SIF)

O Serviço de Inspeção Federal, conhecido mundialmente pela sigla SIF, é um selo responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. Atualmente, o Brasil exporta seus produtos de origem animal para mais de 180 países, se destacando como um dos principais exportadores mundiais, transmitindo segurança dos produtos.

Comentários