Alepi: Sessão especial homenageia o Instituto dos Advogados Brasileiros

O deputado Henrique Pires lembrou do falecimento do ex-presidente da OAB-PI, Deusdedit Sousa 

Foto: Reprodução/Alepi

Uma sessão especial, realizada na manhã desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), homenageou o Instituto dos Advogados do Brasileiros (IAB), a mais antiga instituição jurídica da América Latina. 

Proposta pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB), a sessão contou, entre os convidados, com a presença de Rita de Cássia Sant’Anna Cortez, presidente do IAB, e Álvaro Fernando da Rocha Mota, representante do IAB no Piauí. 

Henrique Pires afirmou que estava feliz ao fazer a homenagem ao Instituto nacional, mas também à subsede piauiense. “A homenagem também se faz ao Instituto de Advogados Piauienses (IAP), que antecede a criação da seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil. O IAP foi criado em 7 julho de 1931, tendo como presidente Joaquim Vaz da Costa”, disse. 

O advogado Álvaro Mota, ex-presidente da OAB/PI e representante estadual do IAB, comemorou inauguração da da subsede do Instituto dos Advogados Brasileiros no Piauí que deve acontecer também nesta quinta-feira. 

“Nesta sessão também comemoramos a criação da representação do Instituto no Piauí, um projeto vitorioso de concretização e expansão nacional e que hoje ganha sua sede fixo aqui no Piauí, um espaço democrático”, disse. 

Mota também agradeceu a realização da sessão solene. “Para mim é uma honra estar nesta tribuna por conde passaram alguns dos mais ilustres piauienses em homenagem ao Instituto dos Advogados Brasileiros, instituição centenária que se orgulha do seu passado. Este ato solene nesta Casa nos faz mais forte para seguir com nosso propósito de pesar nas ciências jurídicas em nosso país e em nosso Estado. Uma honra poder homenagear o IAB e a sua presidente, Rita de Cássia Sant’Anna Cortez, segunda presidente mulher e a primeira a ser reeleita, que fez e está fazendo uma gestão revolucionária”, disse. 

O advogado Sidney Limeira Sanches, vice-presidente do IAB, agradeceu a Alepi pela recepção à sessão especial e ao deputado Henrique Pires pela propositura da homenagem. 

"É uma honra ser recebido nesta Casa da Democracia. Parabenizo o Instituto pelo trabalho excepcional. Agradeço ao deputado Henrique Pires por nos receber aqui. É uma felicidade poder demonstrar a capilaridade nacional e nos integrar com todos os advogados do Brasil em todas as suas demandas", disse. 

Ao final da solenidade, a advogada Rita de Cássia Cortez, presidente do IAB, homenageou todos os advogados que, de alguma forma, foram atingidos pela pandemia. “Estendo a minha homenagem a todos os advogados que foram atingidos pela Covid-19 e também aos cidadãos de Teresina. Estou muito feliz por estar aqui no mês da Mulher. Faço a minha homenagem às serventuárias da Casa em nome da professora Fides Angélica, que tem uma importante história na educação jurídica”. 

A presidente ressaltou ainda o papel do Instituto para a advocacia e para a sociedade. “Ajudamos a conduzir a advocacia do país e atuamos na defesa da soberania e das lutas da população. Nossa contribuição é pela defesa do estado democrático de direito, pela liberdade e pela igualdade, “finalizou. 

Demais presentes na sessão foram Shaymmon Emanoel Rodrigues de Moura Sousa, do Conselho Federal da OAB, Sidney Limeira Sanches, vice-presidente do IAB, Jorge Rubem Folena de Oliveira, diretor de representação estadual do IAB, e Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, presidente da Academia Piauiense de Letras Jurídicas. 

SILÊNCIO - Henrique Pires lembrou do falecimento de Deusdedit Sousa, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), no último dia 2, aos 100 anos. Houve um minuto de silêncio em sua homenagem. (Alepi) 

Comentários