Missão de desenvolvimento sustentável da Rota das Emoções chega ao Piauí

A comitiva conheceu associações do município de Ilha Grande e o Delta do Parnaíba
Com foco no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e do turismo, a Embaixada da França no Brasil e o Consórcio Nordeste realizam uma missão de estudos técnicos no Ceará, no Piauí e no Maranhão – estados que compõem a Rota das Emoções. Nesta sexta-feira (18), a comitiva chegou ao Piauí e visitou a Associação das Marisqueiras e a Associação das Mulheres Rendeiras, ambas no município e Ilha Grande. Além disso, realizaram uma visita de campo no Delta do Parnaíba.

Até o dia 25 de fevereiro, a missão prevê visitas a mais de dez associações comunitárias presentes ao longo das Rota das Emoções, para conhecer e realizar um diagnóstico de seus diferentes processos produtivos e formas de governança, passando também por locais de grande fluxo turístico da Rota, onde os produtos locais são comercializados. Após a proposta de um plano, uma segunda missão será realizada, de maior escala, no início do segundo semestre deste ano para acompanhar a sua implementação na prática.

De acordo com o diretor de Agricultura Familiar da SAF, Luciano Brito, que acompanha a comitiva, a missão tem a proposta de identificar diversas atividades que são características da região, como as rendeiras de bilro, as marisqueiras de Ilha Grande e os pescadores de manjuba.

“O plano de desenvolvimento vai contemplar as áreas de capacitação dos produtores, preservação ambiental e inserção comercial organizada através de um selo de identidade cultural. Com isso, pretende-se aumentar a geração de renda e a qualidade de vida das pessoas envolvidas no projeto, além de fortalecer a Rota das Emoções com um novo atrativo, que são os processos produtivos ligados à agricultura familiar, aos artesãos e aos extrativistas da região”, explica.

A missão é liderada por um especialista do Instituto Nacional da Origem e da Qualidade (INAO), organismo francês responsável pelas indicações geográficas do país, mecanismo que permite a valorização de produtos específicos de um local. O projeto é financiado pelos estados envolvidos e pelo Ministério da Agricultura e da Alimentação francês, e é um desdobramento da carta de intenções focada no desenvolvimento sustentável, assinada em 2019 entre a França e o Consórcio Nordeste, grupo que reúne os nove estados da região.

Além do especialista do INAO, registrou-se ainda a presença do consulado da França de Recife, da secretária de planejamento, Rejane Tavares; da secretária de Turismo do Piauí, Carina Camara; do diretor de Agricultura Familiar da Secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Luciano Brito e do assessor técnico da SEPLAN, Jairo Júnior.

Comentários