Dr. Pessoa visita áreas de risco com ministros e solicita apoio do Governo Federal

O Prefeito Dr. Pessoa e ministros visitaram áreas alagadas pelas chuvas nesta quarta-feira (5)   

Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, acompanhado dos ministros da Cidadania, João Roma, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, visitou algumas áreas de risco de alagamento e unidades que abrigam famílias que habitavam residências em locais comprometidos pelas águas dos rios e das chuvas 

A agenda foi iniciada após Roma e Nogueira sobrevoarem as regiões mais críticas da cidade. Para o prefeito, a vinda da equipe ministerial é fundamental na soma de esforços para melhorar e ampliar o acolhimento as vítimas das enchentes. 

“Infelizmente, estamos vivendo um período de vulnerabilidade social devido as chuvas na nossa cidade. A vinda dos dois ministros é muito bem-vinda, pois trazem projetos com ações de emergência do Governo Federal para ajudar não apenas a cidade de Teresina, mas também o Estado do Piauí”, afirmou Dr. Pessoa. 

Após o sobrevoo, o prefeito e os ministros se deslocaram até a Casa das Bombas e as obras do dique, nas proximidades da avenida Boa Esperança, na zona Norte. Em seguida, a comitiva visitou as famílias alojadas na Escola Municipal Domingos Afonso, no bairro Mafrense. 

Segundo João Roma, o Ministério da Cidadania vai garantir várias providências aos teresinenses afetados por inundações, como ações assistenciais e de acolhimento, envio de suprimentos alimentícios, medicamentos e água. Além disso, o chefe da pasta também afirmou que Teresina irá receber recursos federais para o enfrentamento à situação emergencial. 

“Estamos vivendo uma calamidade de grande extensão, por conta de muita chuva que teve o epicentro na Bahia, mas também atingem outros Estados. Estamos em articulação com diversos níveis de governo (…) faremos isso de maneira coordenada e com eficácia para suprir a necessidade da população”, disse o ministro. 

Ao término da agenda de compromissos, a Defesa Civil apresentou aos ministros um relatório apontando quais as principiais ações demandadas pelo município, como a aquisição de suprimentos como colchões e cestas básicas e recursos para incremento do auxílio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade. 

“Estamos trabalhando e estabelecendo parcerias com os prefeitos para levar toda a assistência necessária neste momento de dificuldade. Estamos conversando com o prefeito Dr. Pessoa para sabermos todas as carências, pois quem vai dizer o que deve ser feito é ele. A minha presença e do ministro Roma mostram esse compromisso do presidente Jair Bolsonaro”, concluiu Ciro Nogueira. 

O grupo foi ao canteiro de obras da galeria da zona Leste. A expectativa é que o empreendimento de drenagem urbana, que acabará com o problema crônico e histórico de alagamentos na região em todo período chuvoso, também receba apoio do Governo Federal. (Semcom)

Comentários