Cultura Itinerante: Dr. Pessoa prestigia evento e garante construção de praça

O evento também contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa, que aproveitou para ouvir a população local 

Foto: Semcom/FMCMC

No início da noite de ontem (22), os moradores da Vila Santa Bárbara, na zona Leste de Teresina, foram beneficiados com as ações do Projeto Cultura Itinerante, que visa oferecer opções culturais para aqueles que residem nos bairros e comunidades rurais do município. O evento contou com diversas apresentações artísticas, entre elas a do Corpo de Baile do Teatro do Boi, Matheus Q!, Aline Silva do Piseiro, Baladeiros, Zé do Ovo, entre outras que encantaram o público presente e arrancaram aplausos daqueles que nem sempre tem a oportunidade de assistirem apresentações artísticas perto de casa. 

O evento também contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa, que aproveitou a oportunidade para ouvir a população local, que cobraram do gestor a construção de uma praça na comunidade, já que segundo eles, há muito tempo vinha sendo esquecida pelas autoridades. Durante sua fala, o prefeito garantiu aos presentes que a Prefeitura de Teresina irá ouvi-los e em breve o terreno onde ocorreu o Cultura Itinerante deverá dar lugar a uma linda praça. 

“Não se faz gestão pública sem ouvir o povo, por isso iremos determinar ainda essa semana o início de um estudo de orçamento para a construção deste espaço de lazer aqui na Vila Santa Bárbara. Essa gestão já começou a olhar pela comunidade, pois hoje temos aqui vários artistas se apresentando, dando um momento de alívio aos moradores que por quase dois anos mantiveram o isolamento social por conta da pandemia do Coronavírus”, conta o prefeito Dr. Pessoa, reafirmando o compromisso da gestão de não esquecer a comunidade, que além da praça, em breve deverá receber outras intervenções públicas. 

A dona de casa, Maria do Livramento, contou que ficou feliz por conta da comunidade ter sido escolhida para receber o evento, para ela, foi algo que vai de encontro com a valorização e respeito ao povo. Ela enfatiza que o poder público tem um papel muito importante na transformação cultural das pessoas, e esse evento, segundo ela, garantiu que pessoas sem um bom poder aquisitivo tivessem acesso a apresentações artísticas incomum para a localidade. 

“Eu nunca tinha acompanhado uma apresentação de balé, fiquei encantada com o que vi aqui, espero que em breve nossa comunidade volte a ter novas apresentações. Além disso, nosso prefeito garantiu que iremos ganhar um novo presente, uma praça para podermos passear ou brincar com nossos netos”, disse Maria do Livramento. 

Foto: Semcom/FMCMC

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, a destinação de emendas parlamentares, como por exemplo, as destinadas pelo vereador Luís André, tem sido muito importante para o município descentralizar as ações culturais. Segundo o presidente, essa nova gestão vem trabalhando para garantir de forma igualitária o direito a cultura. 

“O Cultura Itinerante é um projeto diferente, algo que garante aos moradores da periferia e de comunidade rurais acesso aos artistas que antes só se apresentavam em locais onde a maioria do povo não tem acesso. Vamos continuar trabalhando nisso, pois queremos que cada bairro, cada povoado desta cidade tenha receba pelo menos uma apresentação artística”, afirma Ênio Portela. 

O Cultura Itinerante é um projeto que visa atender sete comunidades de Teresina, sendo que três delas já foram atendidas. Neste domingo (23), é a vez dos moradores do Povoado Santa Teresa, onde os moradores contarão com diversas apresentações artísticas. 

Outras edições: 

29/01 – Bairro Mocambinho 

30/01 – Bairro Macaúba 

05/02 – Bairro Dirceu I

Fonte: Semcom/FMCMC


Comentários