TERESINA: Em 11 meses, Semcaspi expediu quase cinco mil cartões de Passe Livre

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, os números são reflexos da pandemia da Covid-19

Foto: Reprodução/Semcaspi

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Núcleo de Cidadania, expediu 4.994 cartões do benefício Passe Livre, de janeiro a novembro de 2021. Do total de benefícios do Passe Livre, 2.160 foram Passe Livre Idoso, 1.474 Passe Livre PCD’s e 1.360 Passe Livre Intermunicipal Idoso. 

Os dados do Núcleo da Cidadania apontam que, no ano de 2020, os números somam 6.547 cartões do Passe Livre, sendo 2.407 Passe Livre PCD’s; 4.125 Passe Livre Idoso; e 15 Passe Livre Intermunicipal Idoso. 

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, os números são reflexos da pandemia da Covid-19, com as medidas de segurança, no entanto, houve melhorias no atendimento. 

“Apesar dos dados deste ano serem inferiores ao do ano passado, conseguimos melhorar a estrutura e a recepção no ato do atendimento. Por determinação do prefeito Dr. Pessoa, como trata-se de idosos e pessoas com deficiência, buscamos dar um maior conforto, com cadeiras acolchoadas, internet mais veloz e a oferta de lanche e frutas para estes públicos. O que refletiu em uma melhor receptividade e agilidade no atendimento”, pontuou. 

Maria do Amparo, moradora do Parque Piauí, veio renovar o benefício do Passe Livre Idoso. “Este passe é importante porque, às vezes, a gente não tem dinheiro para poder pagar o ônibus. Então, tendo o cartão facilita a nossa vinda para o Centro e para minhas consultas no hospital”, comentou. 

Maria José, moradora do Nova Brasília, fala sobre a importância do Passe Livre para a população idosa da cidade. “Quando chega uma certa idade e a gente se aposenta, o dinheiro não dá nem para a comida. Aí, para pegar ônibus, a gente tendo esse passe é importante, pois já livra esse dinheiro, facilita para gente. Eu utilizo bastante para resolver minhas coisas e para ir ao médico, às vezes fazer um exame quando precisa.”, ressaltou. 

MAIS SERVIÇOS 

O Núcleo de Cidadania da Semcaspi além de atuar com a expedição de cartões do Passe Livre para pessoas idosas e para pessoas com deficiência, presta serviços de expedições, como: Carteira Interestadual Idoso; 2° via de Certidão de Nascimento; Carteira de Trabalho Digital; e ainda de revalidação do Passe Livre Idoso e PCD’s. 

De janeiro a novembro de 2021, foram realizados atendimentos de expedição e orientações, como: 1.815 Carteira Interestadual Idoso; 181 2° via de Certidão de Nascimento; 44 orientações sobre Carteira de Trabalho Digital; 11.697 revalidação do Passe Livre Idoso e PCD’s. 

COMO TER ACESSO AO PASSE LIVRE? 

Para ter acesso ao Passe Livre ou aos demais benefícios do Núcleo de Cidadania da Semcaspi, a pessoa idosa ou pessoa com deficiência deve procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), mais próximo da localização em que mora, onde serão feitos os devidos encaminhamentos. (Semcaspi)

Comentários