SEMDUH, SAADs, Eturb e Defesa Civil traçam estratégias para prevenir alagamentos em Teresina

A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (16), na sede da SEMDUH 

Foto: Reprodução/SEMDUH

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, se reuniu com representantes das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) para alinhar pontos referentes à limpeza urbana, prevenção de alagamentos e acompanhamento dos empreendimentos que estão sendo instalados em Teresina. 

A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (16), na sede da SEMDUH. Também estiveram presentes o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), João Pessoa, e o presidente da Defesa Civil do município, Carlos Ribeiro. 

“O prefeito Doutor Pessoa, muito preocupado com o período chuvoso, pediu que nós nos reuníssemos com as SAADs regularmente para traçar ações que reduzam os alagamentos na cidade em tempo hábil. Nós vamos monitorar as galerias, realizar a limpeza com maior frequência, e vamos fazer um levantamento detalhado das regiões que alagam para identificar e solucionar o problema”, pontua o secretário Edmilson Ferreira. 

Os superintendentes apresentaram sugestões para amenizar os alagamentos em curto prazo e se comprometeram a fazer a manutenção das comportas e estações de bombeamento, além da limpeza regular de galerias, bocas de lobo e sarjetas. “O que não for solucionado com a limpeza, nós vamos agir executando obras de médio e longo prazo”, destacou o secretário. 

Intervenção em pontos de descarte irregular de lixo 

Tomando como exemplo as ações iniciadas pela SAAD Sul, que transformam pontos de descarte irregular de lixo em canteiros de plantas, o secretário Edmilson Ferreira pediu que as demais superintendências deem continuidade a esse modelo de intervenção urbanística. 

“Temos feito inúmeras ações de conscientização, em vários bairros de Teresina, em percebemos que quando há a urbanização do local com o plantio de árvores, a própria população ajuda a manter o local limpo. Então, estamos pedindo que todos os superintendentes adotem essa prática quando possível e também que ampliem a fiscalização desses pontos”, diz o gestor. 

Ainda sobre limpeza urbana, o secretário comentou que a SEMDUH está realizando um levantamento dos terrenos baldios privados de Teresina, para que os proprietários sejam notificados. “Os proprietários precisam cuidar de seus terrenos, precisam fazer a limpeza, construir calçada e murar. Está na lei. Se eles não cumprem, precisam ser notificados e multados. Temos que cumprir o Código de Postura do Município”, pontua Edmilson. 

Novos empreendimentos 

Na reunião, o gestor da SEMDUH frisou que o prefeito Doutor Pessoa solicitou um diagnóstico dos grandes empreendimentos que estão se instalando na capital. O relatório deverá ser entregue por cada SAAD até a sexta-feira (19). “Precisamos desse levantamento para podermos monitorar essas obras, verificar o impacto que elas causam na cidade, ajudar no que for preciso para agilizar a questão burocrática, mas também fiscalizar, saber se está tudo sendo feito dentro do que é exigido”, explica Edmilson. 

O superintendente da SAAD Leste, James Guerra, propôs realizar um mutirão de análise das consultas prévias dos grandes empreendimentos, para agilizar a parte burocrática. “Esse mutirão deve contar com técnicos das SAADs, da SEMAM, da SEMPLAN e da SEMDUH, para conseguirmos obter mais agilidade no processo de análises e liberação das licenças”, defende James Guerra. (SEMDUH/Semcom)

Comentários