“Em Teresina o número de leitos disponíveis está acima da orientação da Organização Mundial da Saúde”, diz ele.
Foto: Rômulo Piauilino/Semcom |
Foi assinada, nesta segunda-feira (08), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) uma ordem de serviço para início da reforma e ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do HUT, maior urgência pública da região.
Atualmente o HUT possui 32 leitos intensivos que serão modernizados. Com a ampliação 8 novos serão criados e a unidade passará a ter 40 modernos leitos, a obra tem recursos na ordem de R$ 4,5 milhões através de emenda parlamentar do senador Elmano Ferrer.
A cerimônia de assinatura contou com a participação do prefeito de Teresina Doutor Pessoa; do senador Elmano Ferrer; presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; Sara Leite, engenheira responsável pela obra e diretores do HUT, médicos Fábio Marcos e Hormone Rodrigues, enfermeiro Romak Bezerra, além do diretor administrativo Fernando Correia.
“Em Teresina o número de leitos disponíveis está acima da orientação da Organização Mundial da Saúde, só nesse Hospital teremos 40 leitos reformados, adequados, construídos e ampliados dentro das mais novas técnicas de engenharia e normas de segurança vigentes”, afirmou o prefeito Doutor Pessoa.
Segundo Gilberto Albuquerque, a obra de reforma e ampliação da UTI do HUT vai melhorar e ampliar a assistência aos pacientes graves internados no hospital. “Esperamos que muito em breve a população possa usufruir desse benefício”, disse o presidente da FMS.
O HUT é o hospital geral de referência para a rede, essa ampliação terá um impacto imensurável para qualificar nossa assistência e o desempenho das nossas equipes em salvar vidas, apontou o diretor-geral da unidade, médico Fábio Marcos.
A expectativa é que as obras da nova UTI iniciem nos próximos dias e entregue em 18 meses.
Referência na assistência de alta e média complexidade no Piauí, o HUT já realizou mais de 884.594 atendimentos e 12.715 cirurgias, entre urgências e emergências 100% SUS desde sua fundação em maio de 2008. (Semcom/FMS)
Comentários
Postar um comentário