PI: PGJ dá posse a três novos promotores de Justiça em solenidade na instituição

A solenidade de posse foi realizada em formato híbrido, parte virtual, pela plataforma Teams, e presencial 

Foto: Reprodução/MPPI

Três novos promotores de Justiça foram empossados nesta quarta-feira, 17 de novembro. Jessé Mineiro de Abreu, Esdras Belleza do Nascimento e Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago passam a integrar os quadros de membros do Ministério Público do Piauí como promotores de Justiça substitutos. A solenidade de posse foi realizada em formato híbrido, parte virtual, pela plataforma Teams, e presencial, no auditório da sede da instituição ministerial na zona Leste de Teresina. 

A solenidade iniciou com a composição da mesa de honra, formada pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, pelo corregedor-geral do Ministério Público, Luís Francisco Ribeiro; pelo subprocurador-geral de Justiça institucional, Hugo Cardoso; pelo juiz do Direito Lirton Nogueira, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI); pela subdefensora pública-geral do Piauí, Carla Feitosa; pelo promotor de Justiça Edsel Belleza, representando a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP); e pelo procurador-geral do município de Teresina, Aurélio Lobão, representando o prefeito da capital. 

O chefe do Ministério Público iniciou oficialmente o ato de posse dando as boas-vindas aos integrantes do MPPI, aos familiares e amigos dos empossandos presentes. 

Em seguida, Jessé Mineiro, Esdras Belleza e Amina Macêdo ingressaram em plenário para o início dos ritos de posse. O primeiro deles foi o momento de imposição das becas (vestes usadas pelos membros do Ministério Público em sessões de julgamento e ocasiões solenes).  

A secretária-geral do MPPI, Everângela Barros, fez a leitura dos termos de posse. Logo após, Jessé, Esdras e Amina prestaram o juramento de bem e fielmente desempenharem suas funções como promotores de Justiça. Os termos foram assinados pelos empossandos e pelo procurador-geral perante a mesa de honra, após o juramento. O último ato foi a entrega das identidades funcionais aos promotores substitutos. 

A parte final da solenidade foram os pronunciamentos. O primeiro a falar foi o promotor de Justiça substituto Jessé Mineiro, em nome dos novos integrantes do MPPI. “Aqui estamos, senhoras e senhores, prontos para fazer parte desta luta, cumprindo nossa missão constitucional: a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, disse o novo promotor.   

O pai da promotora de Justiça Amina Macêdo, promotor Flávio Teixeira, foi o segundo a fazer uso da palavra. Depois, o público ouviu o representante da APMP, Edsel Belleza, e o corregedor-geral do MP do Piauí, Luís Francisco Ribeiro. 

O procurador-geral de Justiça fechou o momento de falas. Em seu discurso, o procurador-geral traçou um breve histórico do órgão ministerial, destacando as conquistas e a evolução pela qual a instituição passa. Ele falou, ainda, sobre a responsabilidade do cargo de promotor de Justiça e disse que a sociedade espera de todos um trabalho dedicado, resolutivo e eficaz. 

“Ingressar na carreira ministerial é enxergar, entender e dar visibilidade aos invisíveis, fazendo o melhor na batalha diariamente travada contra a injustiça social, a indiferença, a corrupção e as precariedades”, afirmou Cleandro Moura. 

A exibição de um vídeo institucional em acolhida aos novos membros encerrou a solenidade. (MPPI)

Comentários