Hospital Infantil inicia quarta edição do projeto Novembrinho Azul

Programação prevê atividades socioeducativas e atendimento a crianças e adolescentes do sexo masculino
O Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) celebra, em 2021, a quarta edição do Novembrinho Azul. O projeto tem por objetivo prevenir e diagnosticar problemas de saúde, relacionados ao sexo masculino, em crianças adolescentes. Durante todo o mês, serão realizadas atividades educativas e ambulatoriais.

“Essa é uma iniciativa pioneira, concebida em 2017, pelo urologista Djalma Ribeiro Costa, coordenador da campanha no HILP. De lá para cá, já foi replicado em quase todos os estados da Federação, o que deu ao Hospital Infantil a representação nacional desse projeto. O objetivo é educar esses meninos para que, no futuro, não desenvolvam doenças que possam ser diagnosticadas e tratadas ainda na infância”, explica o diretor da unidade, Vinícius Nascimento.

A programação do evento prevê atendimentos com urologistas, vacinação para HPV, realização de exames de imagem, além do acolhimento familiar por parte de uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Em 17 de novembro, será realizado o dia D, quando centenas de meninos receberão orientação, avaliação, diagnóstico e serão indicados aos tratamentos necessários.

Em 2019, o Governo do Estado sancionou uma lei que estabelece a saúde masculina como prioridade dentro das escolas da rede de ensino, com o objetivo de aproximar estudantes de temas relacionados à saúde masculina e que são tabus.

A ação social já foi replicada em municípios do interior do estado, como Oeiras, Castelo do Piauí e Simplício Mendes.

Comentários