Governo avalia ações para universalização do ensino superior já em janeiro de 2022

Acontecerá a aula inaugural da III etapa e o Piauí terá ensino superior nos 224 municípios piauienses 

Foto: Reprodução/Seduc

Com êxito na proposta de universalização do ensino superior, o Governo do Estado do Piauí, através da Superintendência de Ensino Superior (Supes) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), faz um balanço de ações no ano de 2021 e avalia como positivo o andamento da I e II etapas da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Em janeiro de 2022, acontecerá a aula inaugural da III etapa e o Piauí terá ensino superior nos 224 municípios piauienses, com vagas em universidades públicas. 

Ao todo, a UAPI, universidade pública de ensino à distância do Estado está presente em 183 municípios até novembro desde ano. O trabalho acontece em conjunto com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), e tem o acompanhamento da Supes. 

“Estamos em um processo que vem acontecendo de forma constante e com base em um amplo planejamento do Governo do Piauí. A descentralização de oferta de ensino superior é um ponto importante para o desenvolvimento social e recebe atenção especial do governador Wellington Dias desde o seu primeiro governo. Na superintendência temos dados esse suporte andando por todo o Piauí, dando celeridade e continuidade a todo esse processo de levar não só ensino superior, mas oferta de ensino com o máximo de qualidade através do Canal Educação”, explicou a superintendente de ensino superior da Seduc, Lourdes Lopes. 

Além de abrir novos polos, o governo vem investindo, através do PRO Piauí Educação, na construção e/ou reforma das escolas da rede estadual de ensino, local onde funcionam. Muitas escolas já possuem anexo com sala de aula, kit de mediação tecnológica, biblioteca, laboratório de informática e banheiros com acessibilidades. 

“O curso de Administração ofertado pela UAPI vem estimulando populações locais a terem uma nova visão de vida e no empreendedorismo. Temos vários exemplos em cidades que têm algum potencial turístico ou de comércio em que esses alunos conseguiram alavancar seus negócios. Esse resultado vai ficar ainda mais evidente em agosto de 2022, que é quando as turmas da I etapa começarão a colar grau para conclusão do curso”, disse Lourdes. 

E esse processo não deve se restringir apenas ao curso de graduação em Administração, isso porque o governo já estuda e planeja a oferta de mais graduações, além da oferta de pós-graduações na modalidade de ensino à distância dando, assim, as condições de que o profissional continue sua trilha da educação. 

OFERTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UAPI 

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Já em 2018, a segunda etapa avançou com mais 60 polos, totalizando 120.  Com a terceira etapa, em mais 63 polos, a ação chegará a 183 cidades piauienses. 

Atualmente é ofertado o curso de Administração, mas o Governo do Estado está em fase de ampliação e estuda a possibilidade de oferta de novos cursos com Projeto de Lei 39/2020, que cria o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações visando garantir informação e qualidade aos cidadãos que desejam ingressar no ensino superior sem precisar sair de suas cidades. (Seduc)

Comentários