Estudantes do Piauí participam da Avaliação da Educação Básica

Cerca de 43 mil estudantes piauienses participam da prova do SAEB
Cerca de 43 mil estudantes da rede pública do Piauí já iniciaram sua participação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As escolas estão recepcionando os alunos matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª séries do Ensino Médio (modalidade tradicional e integrado) para realizar a prova.

Além de responderem a um questionário, os estudantes também farão testes de Língua Portuguesa (leitura) e Matemática. A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria José Mendes Neta, explica que, por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

“Hoje o Saeb se consolida como um dos principais instrumentos de avaliação do ensino no país, pois oferece um diagnóstico sobre a qualidade da nossa Educação Básica. Sabendo da sua importância, realizamos, entre outras ações, a Caravana Foco no Saeb, para mobilizar as escolas de todo o Estado, fazendo com que todos se sentissem corresponsáveis pelos resultados da escola; e também o Simula Mais Saeb, uma revisão para todos os estudantes que vão participar da avaliação”, destaca a gestora.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador Pedro Sá, localizado em Oeiras, os alunos foram recepcionados com um lanche e muita alegria antes de fazerem a prova Saeb, que ocorreu com muita tranquilidade na terça-feira (16/11). E na Unidade Escolar Antônio Deromi (Buriti dos Montes), praticamente 90% dos estudantes estavam presentes na avaliação.

O CETI Cônego Cardoso contou com a presença maciça dos estudantes. “Recepcionamos nossos alunos com café da manhã e mimo para a realização da Prova Saeb. Sendo realizada com sucesso e presença de 88% dos habilitados. Esta era a nossa preocupação, estarem presentes para responder a prova. Os que faltaram dependiam de transporte ou estão estudando ainda remoto por estarem em outros estados”, observa a diretora Maria do Socorro Alves.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. Estão sendo aplicadas avaliações com 42.726 estudantes da rede pública do Piauí.

Comentários