Programa Qualifica Piauí entrega mais de 150 certificados no interior do Estado

Os certificados são pela conclusão dos cursos de Mecânico de Moto e Pedreiro de Alvenaria do Projeto Qualifica Piauí para os moradores das cidades de Ipiranga, Novo Oriente e Barra D’Alcântara
O secretário da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Zé Santana, entregou, nesta quinta-feira (21), mais de 150 certificados de conclusão dos cursos de Mecânico de Moto e Pedreiro de Alvenaria do Projeto Qualifica Piauí para os moradores das cidades de Ipiranga, Novo Oriente e Barra D’Alcântara.

Os cursos oferecidos pelo Projeto Qualifica Piauí da Sasc têm duração de 45 dias e disponibilizam todo o material de forma gratuita, com entrega de certificados ao final dos cursos. Os cursos acontecem em unidades móveis que viajam pelo Piauí. O veículo é adaptado para também atender pessoas com deficiência física.

Primeira parada do dia foi na cidade de Ipiranga do Piauí, onde Zé Santana realizou a entrega de uma casa construída pelos alunos do curso de pedreiro de alvenaria para o morador José. Foi realizada também, no auditório da Prefeitura, a solenidade de entrega dos 40 certificados aos concludentes do curso, que contou com a presença do prefeito de Ipiranga, Elvis Ramos; da vice-prefeita de Ipiranga, professora Iolanda Rego; da secretária da Assistência Social de Ipiranga, Iolita Ramos, do vereador de Ipiranga, João Batista, entre outras autoridades da cidade.

Representando os alunos, Graciela Santos agradeceu a oportunidade e destacou a importância do curso como uma importante ajuda para a qualificação profissional e geração de renda.

O secretário da Sasc, Zé Santana, destaca que o Qualifica Piauí ajuda muito na autoestima da população, além de trazer capacitação e uma renda extra ou uma nova profissão para aqueles que participam dos cursos. “Quando eu vejo um prédio erguido do chão, e bem feito, por alunos do nosso curso, eu fico muito satisfeito, pois sei que estamos no caminho certo, porque, além de estarmos sanando as necessidades de capacitação, estamos entregando à sociedade profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho local”, disse o secretário.

Em seguida, Zé Santana e sua comitiva seguiram para a cidade de Novo Oriente onde foi realizada a inauguração do novo prédio do Conselho Tutelar, construído pelos alunos concludentes do curso de Pedreiro de Alvenaria de Novo Oriente. Após a inauguração foi realizada a entrega de 40 certificados no auditório da Câmara de Vereadores, com a presença do prefeito, Afonso Sobreira; da vereadora Jaquelyne Nunes, do secretário municipal de Assistência Social, José da Cruz, do gerente estadual do Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Abuso e Exploração Sexual, Ananias Cruz, além dos conselheiros tutelares do município, alunos e demais autoridades.

Finalizando a rota de viagem, a equipe da Sasc participou da entrega de 72 certificados dos cursos de Mecânico de Moto e Pedreiro de Alvenaria do Programa Qualifica Piauí na cidade de Barra D’ Alcântara. A solenidade contou com a presença do prefeito do município, Mardônio Soares, do vice-prefeito, Miguel Estevão; da secretária de Assistência Social, Claudenir Brito; do presidente da Câmara, Mairon Martins; da chefe de gabinete, Vilma Silva; do secretário municipal de Saúde, Adonay Cavalcante, do ex-prefeito, Claudison Brito; dos vereadores de Barra D’ Alcântara, Vavá Estevão, Manim  Motorista, Gilvan da Otila e Adriana Forró Filhinha; e dos vereadores de Várzea Grande, Kali Verusca, Zezé do Pai Chicó e Eurides Galvão; e do assessor jurídico da Câmara, Diego Cunha.

Comentários