Prefeitura de Teresina realiza primeira capacitação continuada de conselheiros tutelares do município

Na solenidade de abertura o prefeito Dr. Pessoa enfatizou o compromisso da gestão com as políticas públicas 

Foto: Rômulo Piauilino (Semcom)

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), iniciou, nesta terça-feira (26), a primeira capacitação continuada dos conselheiros tutelares do município. O evento, que acontece no Clube Social do Sindicato dos Comerciários do Piauí (SINDCOM), localizado no povoado Cacimba Velha, vai até sexta-feira (29) com diversas atividades. 

Durante solenidade de abertura da capacitação, o prefeito Dr. Pessoa enfatizou o compromisso da gestão com as políticas públicas voltadas para a juventude teresinense. “Nossa missão é cuidar de gente, abraçar a todos, sobretudo as crianças e os adolescentes. Daremos todo apoio aos conselhos tutelares que, para fazerem um trabalho cada vez melhor é necessária qualificação para essa árdua missão”, disse. 

Vice-presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Piauí (ACONTEPI), Socorro Arraes, destacou a importância da iniciativa, pioneira em Teresina. “É algo que sempre tentamos fazer, mas sempre havia empecilhos. A capacitação é necessária porque apesar da experiência dos conselheiros, é preciso estudar as mudanças nas leis que foram reformuladas”, comentou. 

Ao todo, 50 conselheiros tutelares, entre titulares e suplentes, participaram do evento, que proporcionará maiores conhecimentos sobre as especificidades que norteiam este universo, como questões relacionadas às desigualdades sociais, aquelas decorrentes da condição de gênero, orientação sexual, etnia, raça e deficiências, dentre tantas outras peculiaridades decorrentes das diversidades sociais. 

“Esse é um momento muito oportuno e importante. Esta gestão está comprometida com a constante capacitação dos conselheiros e servidores municipais, mais ainda com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabelece as diretrizes que norteiam as políticas públicas para este segmento”, concluiu Márcio Alan, secretário da Semcaspi. (Semcom)

Foto: Rômulo Piauilino (Semcom)


Comentários