PARC realiza Seminário Compromisso de todos pela alfabetização das crianças

O PARC trabalha em parceria com 10 estados brasileiros na implementação de seus respectivos programas de Alfabetização

A Associação Bem Comum, no âmbito da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração – PARC, realiza o evento remoto “Seminário PARC 2021: Compromisso de todos pela alfabetização das crianças”, nos dias 5 e 6 de outubro de 2021. O secretário de estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, participou da Sala Temática 2: Priorização curricular e rotina pedagógica na alfabetização, no primeiro dia de evento.

“O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração é uma iniciativa da Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann e Instituto Natura, que conjuga esforços para a alfabetização de crianças até o terceiro ano do ensino fundamental e traz consigo um histórico de sucesso em outros estados da federação. Nessa toada, a importância de termos rotinas, inclusive, que promovam a improvisação, é um tema importante e debatido no seminário. Não tínhamos rotinas para esse tempo de pandemia, onde os professores tiveram que se reinventar”, disse o secretário.

Atualmente, o PARC trabalha em parceria com 10 estados brasileiros na implementação de seus respectivos programas de Alfabetização em regime de colaboração com os municípios. Os estados integrantes da PARC são Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

O evento possui abrangência e relevância nacional. Durante os dois dias de programação, estarão reunidos Governadores, Secretárias e Secretários Estaduais de Educação, Prefeitas(os) e Secretárias e Secretários Municipais dos municípios de todos os estados integrantes do PARC, coordenação e equipes envolvidas no Programa nas Secretarias Estaduais de Educação e suas Regionais e coordenadores e formadores municipais do Programa.

A Sala Temática 2, mediada pelo secretário Ellen Gera, contou com a participação de Kátia Smole, diretora do Instituto Reúna, fundadora do Instituto Mathema e presidente da Câmara de Educação Básica do CEESP, e de Joan de Oliveira, sócio do Lyceum Consultoria Educacional. Os palestrantes falaram sobre a priorização curricular e rotina pedagógica na alfabetização.

Comentários