Povoado Santa Luz recebe a 1ª Feira de Arte e Agricultura Familiar Rural

A Fundação Wall Ferraz, esteve presente com uma equipe oferecendo diversos serviços para a comunidade 

Foto: Lucas Dias (Semcom)

Neste sábado (25) aconteceu a primeira feira de arte e agricultura familiar rural. A inauguração aconteceu no povoado Santa luz e movimentou a comunidade. A feira contou com venda de produtos artesanais, de agricultura familiar, exposição de animais, campeonatos de futebol masculino e feminino, além de comidas típicas. 

Durante o evento, houve apresentação de zumba, instruções da Defesa Civil para evitar queimadas durante o período de BR-O-bró, Leilão e apresentação musical com muito forró pé de serra. A feira segue até às 17h desse sábado e no domingo (26) acontece das 8:00h às 17:00h. 

A idealização do projeto partiu da Primeira Dama Samara Conceição, que pretende realizar o evento uma vez ao mês, em forma de rodízio por toda a zona rural. 

“Estávamos vendo muitas feiras acontecendo na zona urbana, e pensamos em trazer para zona rural, que tem grandes produtores e muitas riquezas. O nosso projeto é expandir para todas as localidades da zona rural. O próximo evento ainda não tem localidade definida, mas será realizada no mês de outubro”, disse a Primeira Dama. 

Elimar Pereira, artesã e moradora do povoado, ressaltou a felicidade em poder estar expondo os seus produtos para a própria comunidade. 

“É muito importante para nós. A prefeitura está de parabéns por dar esse grande incentivo a nós que somos pequenos e micro produtores. A pandemia nos prejudicou muito, e todo evento realizado para movimentar a economia local é uma grande ajuda. Estou muito feliz”, pontuou. 

A feira contou com o apoio da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP), Fundação Municipal Chaves (FMC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), Fundação Wall Ferraz (FWF), Fundação Municipal de Saúde (FMS), SAAD RURAL, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). 

O secretário municipal de Produção Agropecuária, Edvaldo Marques, falou sobre a importância de promover qualificação para os produtores da zona rural. 

“Estamos reunindo todos os produtores da localidade e estamos trabalhando para organizá-los para que a gente possa oferecer a eles cursos para qualificar a produção agrícola e melhorar a comercialização desses produtos”, destacou. 

A Fundação Wall Ferraz, esteve presente com uma equipe oferecendo diversos serviços para a comunidade. 

“É uma alegria participar de momentos como esse. Momentos de dignidade e esperança para o povo. É nítido o olhar diferenciado da prefeitura para a zona rural e por isso a Fundação Wall Ferraz não poderia ficar de fora. Estamos oferecendo serviços de cidadania e de beleza, como design de sobrancelha e corte de cabelo para a população”, ressaltou o presidente da FWF, Maikon Silva. 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, falou sobre a importância da Zona rural de Teresina e que muito mais será feito durante a sua gestão. 

“Eu e meu secretariado temos como obrigação olhar para o todo. A zona Rural estava esquecida, e nós vamos dar a assistência necessária para essas comunidades. Queremos trazer condições dignas para esse povo, como ambulâncias, água e energia de qualidade. Precisamos dar condições de cultivo para os produtores das zonas rurais, que são muito importantes para a nossa Teresina, e é isso que vamos fazer”, concluiu o prefeito Dr. Pessoa. (Semcom)



Comentários