Teresina disponibiliza oito UBS para o atendimento exclusivo de casos de síndrome gripal

Já as outras 84 UBS estão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica

A população de Teresina tem, agora, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) que dão assistência exclusiva a casos de síndromes gripais leves. Essas unidades utilizam o “Fast-track”, protocolo do Ministério da Saúde para agilizar os atendimentos. Além dessas oito UBS, Teresina conta com mais 84 UBS que estão atendendo pessoas com outras doenças. 

“A população pode olhar a lista das UBS e horários de funcionamento no site da FMS no endereço http://www.fms.teresina.pi.gov.br/. Essa divisão de atendimento feita nas Unidades é uma estratégia que contribui para diminuir aglomerações e evitar que pacientes suspeitos de estarem infectados pelo Coronavírus tenham contato com outros, sem sintomas”, Nádia Spindola, coordenadora de Ações Estratégicas da FMS. 

Nessas oito UBS para atendimento de síndromes gripais, o paciente é colocado em local separado, preferencialmente arejado. Nádia Spindola fala que estão sendo feitas atualizações constantemente dos locais de atendimento. “Fazemos a análise dos dados dos atendimentos e observamos que algumas UBS apresentam queda na procura por atendimento tendo como causa as síndromes gripais. Esses dados são determinantes para a reorganização dos locais de atendimento”, explica.

Já as outras 84 UBS estão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica. “São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para atender pessoas com problemas de saúde que não sejam gripais. Os serviços de coleta de exame, retirada de pontos, curativos, trocas de sonda e entrega de medicamentos permanecem funcionando”, finaliza Nádia. (Semcom)

Comentários