Alunos comemoram classificação para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Idealizada no Piauí, Olimpíada Nacional de Ciências 2021 anuncia resultado da 1ª fase
Com o objetivo de estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) vem ganhando a adesão de mais escolas a cada dia. Com o anúncio do resultado da primeira fase da competição, estudantes do Piauí comemoram e se preparam para a fase final.

Em Cocal dos Alves, os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão obtiveram mais um bom resultado em uma olimpíada nacional. A escola, que já é destaque na OBMEP, teve 65 alunos classificados para a segunda fase da ONC.

A professora das disciplinas de Biologia e Ciências, Raimunda Vieira de Brito, destaca que foram realizadas as inscrições de todos os alunos da escola e, no período de férias, os estudos foram intensificados.

“Criamos um grupo específico de Whatsapp para cada turma, disponibilizando o conteúdo programático, videoaulas e questões de forma remota, mas com total apoio da escola. Recebemos muito felizes o resultado da primeira fase, com aprovados em todas as turmas para segunda fase. Enxergamos como uma olimpíada promissora, que engloba várias áreas do conhecimento e apesar de sermos iniciantes na olimpíada, os alunos foram muito bem”, relata a professora.

Raimunda Vieira acrescenta que serão montadas novas estratégias para segunda fase, com preparação mais específica, com cronograma de preparação e apoio de outros professores, objetivando a busca de mais conhecimento e medalhas.

Maria Valesca, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Augustinho Brandão, agradece a preparação proporcionada pelo apoio dos professores, especialmente pela professora Raimundinha.

“Quando recebi o resultado e fiquei sabendo que passei para segunda fase foi muito emocionante, pois é uma olimpíada importante e de grande magnitude. Minha família ficou muito empolgada, pois é motivo de orgulho. A preparação para a segunda fase será um momento que proporcionará muito mais aprendizado”, completa a estudante.

Mais sobre a ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências é um evento organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI). Podem participar estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries citadas.

A Olimpíada está dividida em duas fases. A primeira foi realizada nos dias 05 e 06 de agosto, e a segunda acontece no dia 03 de setembro, ambas com provas on-line. A cerimônia de premiação será no dia 27 de outubro.

A premiação dos estudantes será nacional. Os ganhadores receberão medalhas, divididas em 03 (três) categorias: ouro, prata, bronze, além de certificados de menção honrosa aos estudantes que acertarem pelo menos 50% das questões da 2ª fase da ONC 2021. O número de medalhas em cada categoria dependerá do desempenho dos estudantes em cada série/ano.

Comentários