Teresina é exemplo para o Programa Nacional de Alimentação Escolar

A série de visitas, que teve início em abril, deve percorrer todas as capitais do país

Foto: Reprodução/Semcom

Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estiveram reunidos com técnicos da Secretaria Municipal da Educação de Teresina, nesta semana, para reforçar a participação da agricultura familiar na alimentação escolar. O objetivo é de fomentar ações conjuntas de fortalecimento dos agricultores familiares e de promoção da segurança alimentar e nutricional, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A série de visitas, que teve início em abril, deve percorrer todas as capitais do país.

De acordo com o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, a cidade de Teresina é um verdadeiro exemplo para o Pnae, tendo em vista os números alcançados, acima de 30%, que representam um comprometimento com a Agricultura Familiar, garantindo que os alimentos cheguem até os alunos, tanto neste momento de pandemia, como em um futuro bem próximo com o retorno das aulas presenciais. “Estamos percorrendo todas as capitais brasileiras, verificando como está a adesão aos produtos da agricultura familiar, o que os alunos estão consumindo. Em algumas capitais, infelizmente, não verificamos o alcance de 30% de aquisição dos produtos, mas em outras capitais, este número é superado. Teresina está acima do esperado”, enfatiza Garigham.

A coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, disse que a capital Teresina vem executando as ações de merenda escolar, seguindo as orientações do Governo Federal, com a legislação vigente, que é especifica para este momento de pandemia. “Conferimos que os kits de gêneros alimentícios estão sendo entregues aos pais dos estudantes. E o que é melhor, Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação está valorizando e mantendo as aquisições junto a agricultura familiar. Então, na composição do kit que chega até o aluno, dispõe de alimentos da agricultura familiar e para o Pnae é muito importante, por que é possível fomentar a economia local e garantir a necessidade nutricional do estudante. Seguimos nesta parceria com o município de Teresina”, ressalta Karine Santos.

O secretário, professor Nouga Cardoso disse que é um compromisso da Prefeitura de Teresina, através da Semec, adquirir produtos cultivados pelos trabalhadores da agricultura, valorizando o que vem sendo produzido na região, com alimentos de qualidade.

Já a secretária executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio ressaltou o comprometimento de toda a equipe de nutricionista da Secretaria que vem realizando uma busca ativa, seja na entrega dos kits, bem como na análise da qualidade dos produtos que chegam à mesa dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Participaram da reunião, técnicos da Semec, o secretário executivo de Ensino, Kleytton Santos e o secretário municipal de Produção Agropecuária, Coronel Edvaldo Marques. (Semcom)

Comentários