Piauí participa de evento da União Europeia e ONU sobre PPPs em Angola

O programa busca melhorar as capacidades humanas e institucionais para promover políticas adequadas de diversificação econômica para Angola
O Piauí, representado pela superintendente de Parcerias e Concessões Viviane Moura, vai participar de um webinars de capacitação em PPPs para Plataformas Logísticas em Angola, organizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Cnuced). O principal objetivo do evento é aumentar o conhecimento e partilhar experiências, promovendo o diálogo e a cooperação entre os principais atores públicos e privados sobre como melhor implementar PPPs eficazes para desenvolver e implementar plataformas logísticas em Angola.

A superintendente Viviane Moura vai falar um pouco sobre a PPP da Nova Ceasa, reconhecida pela ONU como a melhor do mundo por oferecer resolução de conflitos sociais e sustentáveis, auxiliando no combate à fome. “Fomos convidados para falar sobre nosso projeto como uma referência de plataforma logística para trabalhar a distribuição de alimentos no país africano. A Nova Ceasa mais uma vez se destaca no mundo como uma PPP de sucesso do Brasil, que prioriza o desenvolvimento econômico e social e um mercado de segurança alimentar”, comenta a gestora.

Segundo a organização do evento, as PPPs em Angola têm potencial para desempenhar um papel fundamental na melhoria das infraestruturas de transporte e logística, ao mesmo tempo que atingem os objetivos consagrados nos principais documentos estratégicos nacionais, tais como: promoção das cadeias de valor da agricultura doméstica; desenvolvimento de redes logísticas associadas aos serviços de distribuição; apoio à subsistência em certas regiões (coesão territorial e impacto nas comunidades); melhoria da conectividade de Angola no contexto dos corredores de transporte africanos; e promoção de abordagens inovadoras para colaborar com o setor privado na busca de objetivos de políticas públicas.

A participação do Piauí vai contribuir para melhorar as capacidades humanas e institucionais de promover políticas adequadas de diversificação econômica para Angola. O país tem um grande desafio a superar em termos de logística e infraestrutura em geral. De acordo com o Índice de Desempenho Logístico do Banco Mundial (LPI) 2018, Angola ocupa o 159º lugar entre 160 países. E de acordo com o Global Infrastructure Hub InfraCompass 2020, a qualidade da infraestrutura em Angola é avaliada em 40,2 (0-100 melhor) e a lacuna de infraestrutura é de 2,5% do PIB.

A Cnuced

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento foi estabelecida em 1964, em Genebra, Suíça, no contexto das discussões de liberalização do comércio no Acordo Geral de Tarifas e Comércio. É o órgão da Assembleia Geral das Nações Unidas que busca promover integração de países em desenvolvimento na economia mundial e atual como fórum para deliberações intergovernamentais, apoiado por debates com especialistas e intercâmbio de experiências. Também desenvolve pesquisas, análises de políticas e coleta de dados para debates de representantes do governo e especialistas.

Comentários