Após recomendações do GACEP/MPPI, governador do Estado faz nomeações de delegados, agentes e peritos para integrar à PCPI

Foto: Reprodução/MPPI 

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, após recomendações expedidas pelo Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) em conjunto com Promotorias do Ministério Público do Piauí, nomeou, por meio do Diário Oficial, candidatos aprovados em concurso público para exercerem cargos efetivos de Delegado de Polícia Civil, Agente de Polícia Civil e Perito Médico Legista. 

A primeira recomendação resultou da atuação do GACEP, das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Corrente e da Promotoria de Justiça de Parnaguá. Foi recomendado o planejamento de distribuição dos novos delegados e agentes de polícia nas Delegacias de Polícia do interior do Estado do Piauí.

Já a segunda recomendação é assinada pelo GACEP e pelo Grupo Regional de Promotorias Integradas de Teresina – Eixo Segurança Pública e Sistema Prisional. O objetivo era a nomeação de novos servidores para os Cargos de Peritos Médico-Legistas e Peritos Criminais da Polícia Civil do Estado do Piauí, diante da necessidade de reforço dos quadros do Departamento da Polícia Técnico Científica.

A terceira recomendação foi expedida em conjunto pelo GACEP e pela 6ª Promotoria de Justiça de Picos. Um dos objetivos era a designação de Delegados e Agentes de Polícia Civil para a Central de Flagrante de Picos.

“O controle externo da atividade policial tem como objetivo manter a regularidade e a adequação dos procedimentos empregados na execução da atividade policial, bem como a integração das funções do Ministério Público e das Polícias voltadas para a persecução penal e o interesse público”, pontuou a Coordenadora do GACEP e promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira. (Com informações do MPPI)


Comentários