UESPI terá 20% das bolsas do Edital da Fapepi de apoio aos programas stricto sensu

O prazo para submissão de proposta para o edital começa no dia 18 de junho e encerra às 23h59 do dia 19 de julho de 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) irá lançar o primeiro Edital do Programa de Apoio a Pós-Graduação (PAPG) organizados e executados pelas instituições de ensino superior do Piauí. O prazo para submissão de proposta para o edital começa no dia 18 de junho e encerra às 23h59 do dia 19 de julho de 2021.

Para concorrer ao edital, o Programa de Pós-Graduação (PPG), além de estar vinculado à instituição científica e tecnológica (ICT), sediada no Piauí, também deve ser devidamente reconhecido pela CAPES, com nota 3 ou superior, e não tenha obtido nota inferior a 3, caso tenha sido julgado nas três últimas avaliações da CAPES.

O resultado final será publicado na página da FAPEPI (www.fapepi.pi.gov.br) e no Diário Oficial do Estado (DOE).

O lançamento do edital aconteceu nesta sexta-feira (18), de forma virtual, e contou com a participação dos Pró-reitores de Pós-Graduação das ICTs do estado do Piauí e os reitores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O edital da Fapepi terá o numero de 50 bolsas sendo 30 para programas de Mestrado e 20 para Doutorado. Desse número total, 20% das vagas serão destinadas para os programas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Essa demanda foi feita pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e acolhida pelo Presidente da Fapepi, Prof. Antônio do Amaral e demais membros e parceiros.

“Esse encontro entre representantes das instituições de ensino superior do Piauí com a Fapepi mostra, em primeiro lugar, o quanto estamos unidos em prol da educação superior, da pesquisa e da ciência do Estado. Somos instituições com características diferentes, mas esse encontro e os acertos feitos somente revela que nosso compromisso é com a melhoria da qualificação dos nossos pesquisadores e, consequentemente, avanço nas áreas essenciais, como tecnologia e ciência. Esse Edital é bem vindo e vamos aguardar o lançamento com muita ansiedade”, afirmou o Magnífico reitor, prof. Evandro Alberto.

Participaram da reunião, além do reitor da UESPI e o Presidente da Fapepi, Prof. Antônio do Amaral, os representantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Piauí (UFDPar).

De acordo com o Presidente da Fapepi, Prof. Amaral, esse é o papel do órgão como instituição de fomento à pesquisa no Estado“. Sobre a UESPI, ele acredita que esse apoio irá aumentar o número de programas e qualidade. Para nós, é interessante que se crie uma política de metas que faça avançar os programas de pós-graduação da UESPI, que ainda são poucos, que melhore também a qualidade e o número de pesquisadores, tornando a universidade mais produtiva e competitiva”, conta o presidente da FAPEPI.

Comentários