Prefeito Dr. Pessoa participa do lançamento do Arte na Rua e Festival Junino de Teresina

O evento aconteceu no Parque Encontro dos Rios na zona Norte da capital e reuniu autoridades

Foto: Romulo Piaulino/Semcom

A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), lançou neste sábado (19) os projetos Festival Junino de Teresina e o Arte de Rua. O evento aconteceu no Parque Encontro dos Rios na zona Norte da capital e contou com a presença do Prefeito Dr. Pessoa acompanhado do presidente da FMC Scheyvan Lima e outras autoridades do município. 

O prefeito Dr. Pessoa reforçou a importância de se manter viva, mesmo com o período da pandemia, o amor de todos pela cultura, observando todos os cuidados necessários de distanciamento e higienização devido ao momento de pandemia que se vive.

“Mesmo com o período da pandemia nós não vamos deixar a cultura morta. Nós temos aqui uma amostragem nesse momento com distanciamento, com uso da máscara, álcool gel, medindo temperaturas, fazendo higienização das mãos. Mas, nós devemos mostrar que o prefeito ama a cultura, o povo teresinense, o povo brasileiro e o mundo inteiro amam a cultura. Ninguém vive, uma sociedade organizada não pode viver sem ter a cultura no meio. É o que nós estamos fazendo, dando continuidade, embora de maneira sútil, não ampliada por causa da pandemia”, ressaltou o prefeito.

O presidente da FMC Scheyvan Lima disse que a pandemia da Covid-19 levou pelo segundo ano consecutivo o cancelamento das grandes e pequenas festas juninas na capital e que essa pausa foi necessária para que vidas não fossem colocadas em perigo, uma vez que todos esses eventos iriam gerar aglomerações. Ainda de acordo com o gestor, o Festival Junino de Teresina irá possibilitar uma movimentação no cenário cultural, ajudando a manter viva a tradição do período junino na cidade.

“O prefeito Dr. Pessoa, reforça a importância de se manter viva a esperança e o despertar da alegria do São João mesmo diante das adversidades enfrentadas durante a pandemia, por isso ele solicitou que a pasta da cultura colocasse em prática este projeto, pois para ele diante dos problemas provocados pela pandemia a população precisa de algo que venha a aliviar a mente”, comenta Scheyvan Lima 

Scheyvan Lima ainda esclarece sobre o projeto Arte de Rua que pretende levar qualquer elemento cultural para todos os cantos da cidade.

“O Arte na Rua tem objetivo levar arte, com todos os seus elementos, para as ruas e as praças, mercados e também para as comunidades mais distantes, incluindo zona Rural. Então nós teremos, com ordem do prefeito Dr. Pessoa, esse projeto que nos permite levar para qualquer canto dessa cidade qualquer elemento cultural de Teresina. Não só a música que já tem esse espaço brilhante, mas a dança, a capoeira, as danças afros, todos os elementos da cultura nós podemos levar a qualquer área da região de Teresina”, esclareceu o presidente da FMC.

Para Leonardo Mascarenha, ativista comunitário que desenvolve um trabalho com jovens na região do grande Dirceu, na zona Sudeste da capital, essa descentralização cultural proposta pela Prefeitura de Teresina é um passo muito importante para democratizar o acesso à cultura. “Isso me faz acreditar que nossos jovens terão mais oportunidades culturais, fato que só vem a engrandecer as comunidades periféricas”, destaca Leonardo Mascarenhas. (Semcom)



Comentários