Estão abertas as inscrições para o curso “Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS”, promovido pela EJUD/PI

Serão ofertadas 40 vagas, sendo 24 destas destinadas aos magistrados e 16 aos servidores do TJPI
A Escola Judiciária do Estado do Piauí – EJUD/PI, informa que estão abertas as inscrições para o curso "Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS”, credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam). As inscrições podem ser realizadas no site da Escola Judiciária até o dia 18 de junho, através deste link.

O curso será realizado n modalidade presencial mediada por tecnologia (aulas on-line ao vivo), por meio da plataforma Cisco Webex, no período de 28 de junho a 06 de julho, das 14h às 16h30min, e contará com a carga horária de 20 h/a. Serão ofertadas 40 vagas, sendo 24 destas destinadas aos magistrados e 16 aos servidores do TJPI. As aulas serão ministradas pela Profª. Diná Souza da Silva.

Esta formação possui credenciamento pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e tem efeitos para fins de promoção/remoção por merecimento e vitaliciamento na carreira de magistrados.

A formação tem como objetivo a divulgação da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, de modo torná-la acessível a todos os interessados. Além disso, busca-se o fomento à discussão sobre a necessidade do ensino da linguagem de sinais, como forma de ensejar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva nos círculos político, linguístico, cultural e pedagógico. A inclusão efetiva de todos apenas é possível com a exclusão das barreiras que impedem o ideal desenvolvimento de cada um. Dessarte, a aludida formação afigura-se importante na medida em que favorece a plena comunicação das pessoas com deficiência auditiva em relação aos integrantes do Poder Judiciário piauiense.

O curso abordará os seguintes temas, dentre outros: Princípios básicos do funcionamento da língua brasileira de sinais. Estrutura linguística em contextos comunicativos (frases, diálogos curtos). Aspectos peculiares da cultura das pessoas surdas. Legislação especifica sobre a Libras e a inclusão das pessoas surdas. Vocabulário básico para a comunicação com pessoas surdas referente ao contexto judiciário. (EJUD/ PI)

Comentários