Flávio Dino segue Nunes Marques e libera funcionamento das igrejas

O governador do Maranhão autorizou igreja e templos a funcionar com 25% da capacidade

Foto: Sérgio Lima/Poder360
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), anunciou nesta 6ª feira (9.abr.2021) que igrejas e templos poderão voltar a funcionar, com até 25% da capacidade em São Luís. Segundo o governo do Estado, a decisão foi tomada de acordo com a “determinação do ministro Nunes Marques, do STF [Supremo Tribunal Federal]”.

O ministro Nunes Marques autorizou no último sábado (3.abr) a realização de cultos e missas em todo o país. Mas uma decisão do plenário da Corte, na 5ª feira (8.abr), definiu que Estados e municípios podem adotar restrições às atividades religiosas. Assim, cada Estado tem a autonomia para decidir sobre o funcionamento de atividades religiosas.

A abertura de igrejas e templos e a decisão de Nunes Marques foram defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro. Adversário político do presidente, Dino seguiu a mesma decisão para liberar as atividades religiosas na região metropolitana de São Luís.

Além das igrejas, o governo do Estado divulgou que o comércio e a indústria também podem funcionar, das 9h às 12h. Já os supermercados, academias e salões podem funcionar com até 50% da capacidade.

Em todo o Estado, os eventos continuam suspensos. Já a administração pública poderá funcionar com 50% da capacidade e revezamento entre os funcionários. As medidas ficarão em vigor até 18 de abril, quando serão revistas de acordo com a situação da pandemia no Maranhão.

Até essa 5ª feira (8.abr), a taxa de ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) estava em 81%. Os leitos de enfermaria estavam 60,7% ocupados. O número total de internações por causa da covid-19 é de 1.490 pessoas. Até as 18h30 do mesmo dia, o Maranhão tinha 247.107 casos de covid-19 confirmados. As mortes chegaram a 6.416, segundo os dados da Secretaria Estadual do Maranhão. (Poder 360).

Comentários