Estados adotam medidas de restrição para conter covid-19

Visam frear ocupação de leitos e avanço da pandemia do novo Coronavírus
Foto: Sérgio Lima/Poder360
Pelo menos 12 Estados e o Distrito Federal decidiram adotar medidas que aumentam as restrições de circulação, na tentativa de conter a pandemia, que completou exatamente 1 ano do 1º caso confirmado no Brasil. O país registra 10.455.630 casos e 252.835 mortes confirmadas pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

Um dos objetivos das medidas é frear a ocupação de leitos de UTI e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

Saiba quais as medidas em cada Estado.

REGIÃO NORTE
Todas as 3 áreas regionais do Estado do Acre foram inseridas pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, desde o início do mês, na fase de emergência (bandeira vermelha). A medida vale até o dia 1º de março. Os serviços não essenciais estão suspensos.

O governo de Roraima prorrogou por mais 15 dias a suspensão do transporte coletivo rodoviário interestadual.

A circulação entre Roraima e outros Estados está proibida desde 25 de janeiro pelo governador Antonio Denarium (sem partido). Apenas as viagens intermunicipais foram autorizadas, mas com lotação máxima de 50% do número de passageiros.

Até o momento, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, e Rondônia não anunciaram medidas restritivas para conter a pandemia de covid.

REGIÃO NORDESTE
Na Bahia, o governador Rui Costa (PT) suspendeu todas as atividades que não estejam associadas à saúde pública, alimentação e segurança em todo o Estado. A medida entrou em vigor às 17h desta 6ª feira (26.fev) e vai durar até às 5h de 2ª feira (1º.mar).

Além disso, o governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas presenciais nas unidades de ensino das redes pública e privada até 14 de março de 2021.

O governo da Paraíba também estabeleceu novas medidas de combate a covid. O governador João Azevedo (Cidadania) anunciou por meio de um DOE (Diário Oficial do Estado), toque de recolher das 22h às 5h para as cidades inseridas dentro das bandeiras vermelha e laranja, de acordo com o grau de gravidade em relação à pandemia.

O deslocamento dos trabalhadores de serviços que precisam se deslocar no horário determinado será garantido, mas somente sob justificativa.

A determinação começou a valer nesta 4 (24.fev) e tem prazo final no dia 10 de março.

Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) determinou novas medidas restritivas, válidas para todo o território. A partir da noite do próximo sábado (27.fev), até o dia 10 de março, estará proibida qualquer atividade não essencial, entre 22h e 5h.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou no Twitter que todo o Estado terá toque de recolher entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e entre 19h e 5h aos sábados e domingos, com saídas permitidas somente em situação de comprovada necessidade a partir das 17h.

Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h. No dia 18 de fevereiro, Santana declarou para todo o Estado um toque de recolher das 22h às 5h para tentar impedir o avanço da pandemia. A medida duraria até 28 de fevereiro, mas foi prorrogada até dia 7 de março.

O governo do Piauí iniciou o toque de recolher na 4ª feira (24.fev) em todo o Estado das 23h às 5h até o dia 4 de março, ficando proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas. Nos fins de semana devem funcionar somente os serviços essenciais.

Em anúncio divulgado nesta sexta-feira, o governo do Rio Grande do Norte informou que suspenderá, a partir de 2ª feira (1.mar) o atendimento presencial externo nos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta.

Os governos do Maranhão e Alagoas estão estudando aderir ao lockdown. Já o de Sergipe não se manifestou sobre as medidas de proteção contra a covid.

REGIÃO CENTRO-OESTE
O Distrito Federal anunciou o bloqueio de todas as atividades não essenciais a partir das 00h01 de domingo (28.fev). A decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) vem na esteira da superlotação de leitos de UTI (unidades de terapia intensiva) na unidade Federativa.

Já o Mato Grosso do Sul terá o toque de recolher prorrogado pela quinta vez.

A medida possui dois horários divididos de acordo com o risco relacionado à pandemia. Os municípios que estão classificados como risco extremo e alto (bandeiras cinza e vermelha), são das 22h às 5h. Aqueles que estão classificados como médio e tolerável (bandeiras laranja e amarela), das 23h às 5h.

O Governo de Goiás informou que serão anunciadas neste sábado (27.fev), às 14h, no Palácio das Esmeraldas, medidas de fechamento do comércio para conter avanço da covid-19.

O Mato Grosso não anunciou, até o momento, medida restritiva contra o avanço da covid.

REGIÃO SUDESTE
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, na 4ª feira (24.fev), que o Estado vai restringir a circulação de pessoas das 23h às 5h para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

A medida entrou em vigor hoje (26.fev) e vai durar, inicialmente, até 14 de março. O descumprimento pode ser punido com multa. As aglomerações seguem proibidas em qualquer horário.

Os governos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo não decretaram, até a publicação desta matéria, quaisquer medidas restritivas.

REGIÃO SUL
O governador do Paraná Ratinho Jr. (PSD) anunciou toque de recolher em todo o Estado por 9 dias a partir deste sábado (27.fev.2021). Serviços não essenciais estarão fechados e a circulação de pessoas fica proibida das 20h às 5h da manhã até o dia 8 de março. As aulas presenciais das redes pública e privada de ensino também estarão suspensas no período.

Em Santa Catarina, o governo anunciou novo decreto que suspende o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta 6ª feira até as 6h de 2ª feira (1º.mar). A decisão foi tomada para enfrentar o coronavírus em um momento de agravamento da pandemia no Estado.

O lockdown será adotado também no fim de semana seguinte, de 5 a 8 de março.

Já o Rio Grande do Sul voltou à bandeira preta. O governador Eduardo Leite (PSDB) estabeleceu, na 2ª feira (22.fev), a suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, até as 5h do dia 2 de março, com possibilidade de prorrogação.

Além disso, o decreto determina que no serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuem com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. (Poder 360)

Comentários