Assembleia Legislativa do Piauí comemora 53 da Fetag com sessão solene

Na Alepi, evento reuniu deputados, gestores e representantes sindicais

Foto: Reprodução (Ascom/Alepi)

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta quinta-feira (21), sessão solene em homenagem aos 53 anos da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI). O evento reuniu deputados, gestores e representantes sindicais no Cine Teatro.

A propositora da solenidade, deputada Elisângela Moura (PCdoB), destacou a força da entidade. “A Fetag está presente em todo o estado. Representa os sindicatos rurais dos 224 municípios piauienses. Está organizada em 16 polos sindicais”, frisou.

Após o discurso, Elisângela Moura e o presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), entregaram Título de Cidadão Honorário Piauiense a Aristides Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), instância nacional do movimento.

História – O ex-presidente da Fetag-PI, Adonias Higino, falou sobre os primórdios da entidade. “Em de 1970, foi fundada a Fetag. Vivíamos a ditadura, com repressão, assassinatos, enormes desgastes, perseguições àqueles que lutavam por liberdade, justiça, igualdade”, relembrou.

“Enfrentamos muita dificuldade e vamos continuar firmes na luta, ocupando os espaços, pra que a gente possa avançar no desenvolvimento sustentável e garantir sustentabilidade para o nosso povo”, disse o atual presidente da entidade, Antônio José.

Desafios – O deputado Francisco Limma (PT) parabenizou a Federação e ressaltou a luta por assistência técnica especializada para a agricultura familiar. “No Piauí, quem não vive da agricultura familiar, depende dela. O desafio é superar os limites da produção nos assentamentos e, para isso, precisamos de assistência técnica”, disse.

A solenidade contou com a presença da secretária estadual da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares; do secretário estadual da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu; da secretária estadual de Relações Sociais, Núbia Lopes; além de representantes sindicais.

Por Cristal Sá/Alepi 

Comentários