GAEJ/MPPI se reúne com Gabinete de Segurança Institucional e Polícia Militar do Piauí para discutir segurança de membros

Apontou-se, ainda, a necessidade de fortalecimento do GAEJ e GSI

Foto: Reprodução (Ascom/MPPI)

Representantes do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri (GAEJ/MPPI), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Polícia Militar do Piauí (PMPI) se reuniram nessa sexta-feira (29) para discutir sobre a segurança dos membros do GAEJ/MPPI.

Na ocasião, estiveram presentes o coordenador GAEJ/MPPI, Márcio Giorgi Carcará Rocha, o coordenador do GSI, Glécio Paulino Setúbal da Cunha e Silva, o membro do GAEJ/MPPI Silas Sereno Lopes e o tenente-Coronel da PMPI, Leonardo Castelo Branco.

Durante a reunião, foi ressaltada a necessidade de planejamento conjunto entre GSI e GAEJ sobre a segurança dos membros do grupo, com proposta de organização e planejamento adequado para os casos graves e situações de risco.

Além disso, os participantes discutiram a elaboração de um plano de segurança voltado aos membros do GAEJ que irão atuar nos casos, incluindo análise do local, a ser elaborado por sua assessoria. Para otimização dos trabalhos, foi proposta a realização de um protocolo de auxílio ao membro que necessitar do GSI, que será prontamente encaminhado ao Gabinete e à Polícia Militar para que haja deslocamento de guarnição, com a finalidade de proteção integral do membro solicitante, nos casos mais graves e críticos.

Outro ponto debatido foi a designação, por meio da assessoria militar, de um policial militar com experiência em gestão de risco para elaborar um plano de segurança do membro, após análise do local, do fórum e hospedagem, incluindo o seu traslado. Apontou-se, ainda, a necessidade de fortalecimento do GAEJ e GSI, com a elaboração de um projeto institucional acerca da atuação dos membros no Tribunal do Júri.

Ainda na ocasião, o tenente-Coronel da Polícia Militar, Leonardo Castelo Branco, apontou a necessidade de realização de nova reunião, de forma mais ampla, com a presença do Poder Judiciário, para colher informações e deliberar sobre segurança nos fóruns, principalmente do interior do estado, tendo esclarecido, ainda, que há levantamento de informações realizado pela PMPI em atuação conjunta com a Polícia Civil do Piauí para coleta de dados sobre faccionados.

O coordenador do GSI, Glécio Paulino Setúbal da Cunha e Silva, levantou a possibilidade de reunião com representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) para tratar sobre a segurança pessoal dos membros do GAEJ/MPPI e do local onde ocorrerá a realização dos júris.

Conforme o coordenador GAEJ/MPPI, Márcio Giorgi Carcará Rocha, ao final da reunião, os presentes decidiram que, à medida que chegarem solicitações de apoio ao GAEJ/MPPI, será elaborado um fluxo estrutural para a segurança pessoal do membro que irá atuar na sessão plenária, como também da segurança do local em que se realizará o júri, sendo todos os processos de solicitação de apoio remetidos também ao GSI para a devida análise. Fonte: Ascom/MPPI


Comentários