Aposentada desde agosto, Eulália Ribeiro foi a primeira juíza do Piauí
Foto: Reprodução (Alepi)
A Assembleia Legislativa do Piauí, homenageou a desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves, nesta quarta-feira (11), com a entrega do Certificado Mérito Legislativo pelo reconhecimento de sua trajetória na judicial , que a tornaram pioneira em vários cargos no Piauí.
Além de ter sido a primeira juíza do Estado, foi também a primeira magistrada a assumir uma vaga como Desembargadora, a primeira mulher a integrar a Corte Regional Eleitoral e a primeira e única, até então, a presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e o Tribunal de Justiça do Estado. A proposição é do deputado e sobrinho da homenageada Dr. Vinícius (PT).
Em uma solenidade bastante prestigiada por amigos e familiares da Desembargadora, o deputado Dr. Vinícius usou a tribuna para discorrer um pouco do curriculum da homenageada. Ele destacou vários cargos que a desembargadora ocupou durante todo o seu percurso magistral do Estado.
“A desembargadora Eulália tem uma história que foram os primeiros sinais de rompimentos da entrada da mulher, ocupando espaços importantes na nossa sociedade, e ela conduziu isso com muita dignidade e dos compromissos que sempre teve com os fatos. Hoje é um dia muito importante para a sociedade piauiense para que a gente ofereça esse Mérito Legislativo. Ela é a representação disso compromisso social e ter levado o seu trabalho com muita seriedade,” disse o deputado Dr. Vinícius
A desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves, disse que ficou surpreendida com a homenagem. “Eu fiquei muito surpresa e muito feliz porque eu não esperava. Tudo o que fiz na vida, era minha linha de aplicação profissional, que fui preparada pelos meus professores. Estou agradecida, e até honrada”, disse a desembargadora.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franze Silva, Juíza Haydée Castelo Branco, representando a Amapi, Promotor Aristides Pinheiro, Desembargador Joaquim Santana Filho, Ricardo Marinho, representando a Defensoria Pública, vice presidente da OAB, Alex Noronha Castro Monte, Hilo de Almeida Sousa Segundo, entre outras autoirdades. Por Amparo Orsano/Alepi
Comentários
Postar um comentário