Piauí é o primeiro estado do Nordeste a assinar Pacto pela Governança da Água

O pacto visa o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens

Foto: Reprodução (CCom)

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quarta-feira (21), em Brasília, o Pacto pela Governança da Água, que visa o aprimoramento da governança dos recursos hídricos. A assinatura foi feita durante reunião com a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Sanchez; o superintendente da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Victor Oliveira; e o diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Fanuel Adauto.

O Pacto pela Governança da Água é um termo de adesão entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e os estados para fortalecer a gestão de bacias hidrográficas, ampliando o conhecimento e desenvolvimento de políticas para mudanças climáticas, além de fortalecer as políticas de saneamento básico através de normativas de referência para o setor e o aprimoramento dos mecanismos de gestão, operação e manutenção da infraestrutura hídrica, abrangendo, também, a segurança de barragens.

O governador Rafael Fonteles destaca a importância da adesão do Piauí ao Pacto. “O Piauí foi o primeiro estado do Nordeste a assinar o Pacto pela Governança da Água, que inclui vários programas e eixos para cuidar desse bem tão precioso que é a água no nosso estado”, disse Fonteles, que reafirmou seu empenho pessoal para que o Piauí se torne uma referência no cuidado e gestão dos recursos hídricos.

Para a diretora-presidente do ANA, Verônica Sanchez, a visita do governador Rafael e o empenho do Governo do Estado do Piauí em aderir ao pacto representa um passo importante na questão da governança hídrica, tanto para a região Nordeste, como para o país.

“O Piauí é um estado tão rico e abundante em águas superficiais e subterrâneas e agora tem o empenho pessoal do governador pela gestão mais responsável dos nossos recursos hídricos, tanto para agricultura e geração de energia, como para o foco em saneamento básico para atender a população do estado ao acesso a esse serviço tão essencial que é o saneamento básico, para o monitoramento de secas, na qualidade da água. Então é muito importante para nós ter o Piauí no topo da lista na gestão de recursos hídricos na região Nordeste e dar o exemplo para outros estados da nação”, defendeu Sanchez.

“A Semarh promove essa iniciativa junto ao Governo do Estado, da governança adequada dos recursos hídricos, do fortalecimento dessa política pública que envolve o acesso à água de qualidade para todos os piauienses. O Piauí está de parabéns, o governador Rafael liderando esse processo numa agenda importantíssima na Agência Nacional de Águas, e vamos avançar com essas e outras ações que integram o nosso grande projeto ambiental que é o Eco Piauí”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira.

A agenda do governador em Brasília se estende pela tarde em reuniões com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias e audiência com a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. (Por Bruno Pinheiro/CCom)



Comentários