Estudantes de Teresina mobilizam comunidade escolar com ações de Busca Ativa

Estudantes, alunos e professores realizaram uma caminhada levando mensagens de conscientização sobre a importância do jovem na escola
A comunidade escolar do Centro Estadual de Tempo Integral Padre Joaquim Nonato, localizado no bairro Bela Vista, em Teresina, foi às ruas neste sábado (05), para divulgar o projeto “Lugar de criança é na escola, fora dela não dá!”. A iniciativa faz parte da busca ativa por pessoas que deixaram a escola sem completar seus estudos.

Professor Antônio Filho, diretor da escola, relata que o objetivo da busca ativa é conscientizar os alunos sobre a importância de estarem na escola e terem uma frequência normal e de maneira muito especial fazer um alerta aos pais de que fora da escola não pode, que lugar do estudante é na escola.

“Cada um precisa fazer todo o esforço para que o aluno frequente a escola normalmente, assiduamente, pois dessa forma, participando das atividades, ele vai ter um resultado bem melhor. Também a busca ativa serviu para que nós pudéssemos identificar aqueles alunos que não estão frequentando, seja qual for o motivo, para que eles possam retornar à escola”, destaca o diretor.

Estudantes, alunos e professores realizaram uma caminhada com faixas e cartazes pelas principais ruas do bairro, conscientizando e conversando com populares.

Lindomara Raquel, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, participou da mobilização. A estudante avalia como muito importante conscientizar os pais a mandarem seus alunos para a escola, pois a escola é primordial para o ensino dos alunos.

“Eu acho muito importante vir para a escola, pois ela dá a possibilidade de um futuro melhor para todo mundo e no futuro a gente pode ser o que quiser com o ensino que a gente aprende na escola”, enfatiza a estudante.

A professora Leonice de Sá Coutinho trabalha no CETI Padre Joaquim Nonata há mais de 20 anos e avalia como um momento muito importante essa passeata sobre a busca do aluno.

“Estamos precisando desse incentivo para que esses alunos voltem à escola para estudar.  As pessoas precisam reconhecer o quanto o ensino é importante no futuro da gente, e ele não existe se não tiver a escola”, conclui a professora.

O Centro Estadual de Tempo Integral Padre Joaquim Nonato tem 394 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A escola está entre as 10 melhores escolas do estado, com o IDEB de 5,9. Foi prêmio Gestão Escolar do Piauí 2020.

Comentários