Mobilização marca luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A ação faz parte das atividades do Dia D de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Tribunal de Justiça do Piauí se juntou a vários órgãos públicos e organizações não governamentais numa mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorreu nesta quarta-feira (18), no cruzamento da avenida Frei Serafim com a rua Goiás, como parte das atividades do Dia D de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Só nos quatro primeiros meses de 2022, foram registradas 4.486 denúncias de abuso sexual sofrido por crianças e adolescentes no país, de acordo com balanço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“Essa grande mobilização é resultado da articulação de várias instituições que compõem a rede de proteção à infância e juventude em Teresina e no Estado e representa a importância da união de esforços de todos que compõem essa rede para fortalecer a luta no contexto da sociedade, para que cada cidadão e cidadã assuma seu papel no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, uma violência ainda tão presente na nossa realidade. Nessa temática, acreditamos que a informação é fundamental para somar esforços nessa luta”, destacou Sâmia Cristina Pereira da Silva,  assistente social da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (CEJIJ) do Tribunal de Justiça do Piauí.

A mobilização também teve o protagonismo de crianças e adolescentes e faz parte da agenda das atividades alusivas ao Maio Laranja, organizada pelo Comitê de Combate à Violência Infanto-Juvenil.

O Comitê é composto por vários órgãos da Rede de Proteção à Infância e Adolescência do âmbito municipal e estadual, como a CEJIJ/TJPI, Ministério Público do Piauí, Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas-SEMCASPI, Conselhos Tutelares de Teresina, Fundação Municipal de Saúde-FMS, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito-STRANS, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí-SESAPI; e também por organizações da sociedade civil, como a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Piauí-ACONTEPI, ONG Moradia e Cidadania, Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção-CRIA, Centro da Juventude Santa Cabrini e Ação Social Arquidiocesana-ASA. As informações são do TJPI.

Comentários