Comissão de ética são instituídas no Hospital de Urgência de Teresina

As Comissões de Ética do hospital têm caráter educativo para garantir a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes 

Comissão Ética Médica HUT (Foto: HUT)

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade SUS vinculada a Fundação Municipal de Saúde, elegeu os integrantes das Comissões de Ética Médica e de Enfermagem mandatos de três anos conforme determina resolução do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI). 

As Comissões de Ética do hospital têm caráter educativo para garantir a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes e a toda a comunidade de acordo com os preceitos éticos e legais, explica o diretor técnico do HUT, Hormone Rodrigues. 

A Comissão Médica foi eleita por 38 votos através de eleição com chapa única de forma direta e individual entre os dias 23 e 25 de março. 100% dos médicos votantes foram favoráveis para a chapa: “Compromisso em Salvar Vidas” composta pelos médicos: Dra. Simone Maria Machado Cipriano (Presidente); Dr. Carlos Henrique Ferreira (Vice Presidente); Dr. Jurandi Portela Vale Junior (membro); Dr. Herbert Galeno Prado Mendes (membro); Dr. Francisco José Araújo Sousa (membro) e Dr. Ferdinand Carvalho de Almendra Freitas Neto (membro). O registro e a homologação da Comissão foram encaminhados para Conselho Regional de Medicina do Piauí. 

A Comissão de Enfermagem foi instituída pelo Coren Piauí, representado pela enfermeira Elisângela Varonil, nessa sexta (01-Abr). Durante a cerimônia que aconteceu no auditório do HUT, foram reintegrados os 06 membros, enfermeiras e técnicas para a comissão: Maria Amélia Lopes de Sousa (Presidente); Sylvia Leite Bento (Secretária); Rosangela Dias Pereira (membro); Daiena Jecciane Lopes Cunha (membro); Roseli Batista Dias (membro) e Francisca Jéssica de Sousa Oliveira (suplente). O mandato tem vigência por mais doze meses, sendo permitidas renovações ou nova eleição em 2023. 

Comissão de Ética Enfermagem HUT (Foto: HUT)

A comissão de ética é um órgão representativo do Conselho de Enfermagem e busca o entendimento de algum agravo que o profissional possa estar envolvido e as formas de melhorias no ambiente de trabalho. Frisou a diretora de enfermagem, Dra. Delma Saraiva.  Para Fábio Marcos, diretor geral do HUT, “As comissões de ética são de suma importância por serem ligadas à assistência com vistas a melhorar a efetividade, transparência e controle com soluções mais rápidas e efetivas”, concluiu. (FMS/Semcom)

Comentários