Seduc-PI inicia projeto Monitoria Pré-Enem nas escolas

Projeto que maximizar o aproveitamento da nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio
Com o intuito de maximizar o aproveitamento da nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta segunda-feira (14) o projeto Monitoria Pré-Enem. O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva é a primeira de cinco escolas a receber o piloto do projeto que leva em consideração termos e conhecimentos técnicos para o melhoramento do desemprenho dos estudantes no exame.

Felipe Lopes, consultor do Pré-Enem Seduc, da Secretaria de Estado da Educação, revela que o projeto das monitorias Pré-Enem leva em consideração a construção da coerência pedagógica do aluno na prova, que vale muito na pontuação dele, no seu escore.

“Na monitoria, pegamos esses conhecimentos, como por exemplo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), pesos, termo de adesão e fazemos um raio X do Enem, trazendo diversas minúcias e trabalharemos essas minúcias com os alunos ao longo do ano para que eles tenham pleno conhecimento e assim possam traçar um planejamento desse ano, tracem suas metas de melhoramento e os objetivos e como é que eles vão querer fazer para que a gente possa sempre ir evoluindo, para que nunca hajam estagnação e sempre haja essa motivação”, explica o consultor.

O Enem não é só conteúdo, dentro do Enem, além do conteúdo existe a parte técnica, acrescenta ainda Felipe Lopes. “Cada questão não vale um ponto, as questões têm pontuações diferentes para alunos diferentes de acordo com a coerência pedagógica do aluno naquela prova. As questões são divididas em níveis, fáceis, médias, difíceis, existem muitos termos de adesão e conhecimentos técnicos que vão impactar de modo grandioso na nota do aluno”, completa.

Beatriz Cardoso, estudante do 3º ano do Ensino Médio do CETI Didácio Silva elogiou a iniciativa e se disse empolgada com a melhoria de sua nota.

“Com esse trabalho há o compartilhamento desse conhecimento e assim ajudando os alunos com ideias e visões para o futuro. Assim poderemos chegar ao nosso sonho, uma vaga no Ensino Superior, no curso que desejamos”, finalizou a estudante.

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