Piauí Conectado investe 36 milhões na ampliação da infraestrutura de fibra óptica no Piauí

A implantação do backbone Norte tornará a internet mais acessível nas regiões mais distantes
A PPP Piauí Conectado vem dando continuidade às obras de infraestrutura da rede de fibra óptica com a implantação do backbone da região Norte. A moderna estrutura, com mais de mil quilômetros de extensão, liga Teresina a Parnaíba pelo método subterrâneo. Ao todo, cerca de 36 milhões de reais estão sendo investidos nesta obra.

As obras do backbone Norte – Leste foram concluídas e já atendem 19 municípios, com cerca de 500 km de fibra óptica implantados. Nesta nova fase, o Backbone Norte – Oeste está sendo construído, fechando o anel óptico Norte e beneficiando mais 20 municípios.

Estrutura responsável pelo envio e recebimento de dados, o backbone funciona como uma rodovia digital ao interligar os municípios já atendidos pelo projeto, por meio de cabos de fibra óptica. A construção desta rede principal oferece alta capacidade de conexão e alta capacidade de trafegabilidade dos dados, permitindo que os serviços públicos oferecidos à população sejam agilizados.

De acordo com o diretor de Operações da Piauí Conectado, Leonardo Chagas, o backbone oferece alta capacidade de transmissão, maior velocidade, disponibilidade e flexibilidade.

“Estamos oferecendo uma das melhores experiências de conexão aos nossos usuários, com uma estrutura de fibra óptica totalmente própria, que além de atender aos órgãos públicos, beneficiará provedores regionais e, consequentemente, à população, pois eles poderão disponibilizar internet de alta qualidade com custos mais acessíveis”, explica Leonardo Chagas.

Responsáveis por levar conectividade aos locais mais distantes dos centros urbanos, os provedores locais são importantes para a universalização e democratização da internet. Ao atender essas empresas, a PPP Piauí Conectado também impulsiona o crescimento do mercado de telecomunicações no estado, com reflexos positivos para economia e geração de emprego e renda.

O empresário Aquiles Lima Nascimento é proprietário de um provedor de internet no município de Madeiro, na região norte do estado. A parceria com a Piauí Conectado está contribuindo para levar conexão às residências e estabelecimentos comerciais da cidade. “Com a chegada da Piauí Conectado, a gente adquire o link e atende nossos clientes com muita segurança e qualidade. Por isso, a nossa intenção é expandir para outras cidades”, afirma.

Além de possibilitar benefícios para os provedores, a tecnologia vai proporcionar a interconexão dos municípios às operadoras de telefonia móvel, preparando o Piauí para receber e expandir a tecnologia 5G. O diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, ainda destaca que esta é uma etapa extremamente importante do projeto. “A construção do anel óptico coloca a Piauí Conectado como a única empresa a interligar a região Norte a capital, via método subterrâneo, com fibra óptica de alta qualidade, velocidade e disponibilidade”, pontua.

O Projeto Piauí Conectado é fruto da primeira parceria público-privada na área de telecomunicações do Brasil. Para a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, as ações da PPP visam atender à crescente demanda por acesso à internet de qualidade. “Esse investimento da PPP Piauí Conectado em infraestrutura de rede no interior do estado é imprescindível devido ao crescimento da demanda por internet de qualidade, e atesta o excelente desempenho desse projeto e da concessionária, que está cada vez mais preparada para atender às necessidades das pessoas e dos serviços. O Piauí já tem a internet mais rápida do país, de acordo com pesquisas nacionais, e esses investimentos no fortalecimento da fibra óptica em nosso estado só vão melhorar os serviços ofertados para a população”, conclui.

Comentários