SEI: TCE-PI assina acordo de cooperação técnica com TRF4

A parceria contou com a consultoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) 

Foto: Reprodução/TCE-PI

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) firmou acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para o direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) por cinco anos. O sistema tem a finalidade de gerenciar procedimentos da área administrativa de forma exclusivamente eletrônica. A parceria contou com a consultoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO). 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual. De acordo com Ítalo de Brito Rocha, Chefe da Divisão Processual, a nova ferramenta vai permitir mais agilidade na área administrativa. “O SEI faz praticamente todas as ações relacionadas ao processo administrativo, desde a definição do tipo, modelagem de documentos, teste do funcionamento do fluxo e dos modelos, a execução operacional do processo, a inclusão dos documentos, compartilhamento com envolvidos e distribuição aos interessados”, declarou. 

O SEI é uma ferramenta que permite a portabilidade, ou seja, é 100% acessado por meio dos principais navegadores do mercado; a facilidade do acesso remoto podendo ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones dos sistemas operacionais Windows, Linux, IOS e Android; o sistema intuitivo estruturado que possui boa navegabilidade e usabilidade. 

A presidente Lílian Martins destacou o trabalho de parceria entre instituições, reforçando as melhorias alcançadas, especialmente no Tribunal. 

Ítalo de Brito ainda ressaltou que o novo sistema vai permitir maior produtividade, rapidez, transparência e segurança aos trâmites administrativos, além da tramitação em múltiplas unidades, na quais várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo. (TCE-PI)

Comentários