Saúde: Sesapi realiza quase 10 mil cirurgias de catarata em 2021

Os mutirões de 2021 foram realizados em 11 regiões de saúde do Estado 

Foto: Reprodução/Sesapi

A secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) comemora o número de cirurgias de catarata realizado em 2021 no Piauí, por meio dos mutirões. Foram feitas 9.479 cirurgias nas 11 regiões de saúde do Piauí, beneficiando municípios de todo o Estado. Ao todo, as equipes dos mutirões também realizaram 11.260 consultas oftalmológicas. Assim, quem não era apto a fazer a cirurgia de catarata, teve a possibilidade de descobrir outros problemas oftalmológicos. 

De acordo com a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira, primeiro a equipe fazia as consultas de triagem dos pacientes e, em seguida a cirurgia. 

As cirurgias começaram pela cidade de Piripiri, beneficiando dez municípios; em seguida, região de Cocal (cinco cidades); Parnaíba (seis cidades); Bom Jesus (dez cidades); Corrente (11 cidades); São João do Piauí (sete cidades); São Raimundo Nonato (13 cidades); Campo Maior (15 cidades); Demerval Lobão (16 cidades); Água Branca (14 cidades); Uruçuí (cinco cidades); Canto do Buriti (nove cidades); Floriano (19); Esperantina (sete cidades); Luzilândia (seis cidades); Valença do Piauí (14 cidades); Oeiras (14 cidades) e Picos (42 cidades). 

Os mutirões de Catarata voltaram a ser realizados em agosto de 2021, quando os números da Covid-19 no Piauí tiveram uma redução. “A partir daí, traçamos um cronograma para que a cada mês uma região do Piauí pudesse ser beneficiada com as cirurgias que trazem qualidade de vida para a população”, afirma a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira. 

O secretário da Saúde, Florentino Neto, comemora o alcance das cirurgias que beneficiaram quase 10 mil piauienses. “Por causa da pandemia, ficamos impedidos de realizar as cirurgias, mas quando os números de internações da Covid-19 permitiram, nos programamos para os mutirões de maneira que quem estivesse na fila de espera pudesse ser beneficiado com a cirurgia”, diz o gestor. (Sesapi) 


Comentários