Oficinas debatem vetores econômicos do Piauí

Os eventos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Planejamento, em parceria com a equipe de consultores do PNUD
Na manhã desta segunda-feira (07) começaram as oficinas de elaboração de ações estratégicas. Os eventos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Planejamento, em parceria com a equipe de consultores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Nesse primeiro dia, o tema foi “Mineração, Agronegócio e Energia”.

Em fala de abertura de Rejane Tavares, secretária do Planejamento, foi reforçada a importância das oficinas para a constituição da Agenda 2030 – ODS Piauí, que será o instrumento de consolidação do planejamento estratégico de longo prazo do estado.

“Este é um momento de debate, de troca de ideias e de contribuição efetiva da sociedade, para que possamos ter um plano de ações que envolvam desenvolvimento sustentável e inclusão social e para que sejam identificadas as barreiras onde as políticas públicas possam entregar atividades e resultados para cada um dos doze territórios piauienses”, afirmou Rejane.

Além disso, a ocasião inicia a comemoração de 15 anos da instituição da Lei de Desenvolvimento Participativo, inaugurada em 2007. Segundo a secretária, como em outras reuniões que envolvem o governo e a sociedade civil, essa é uma discussão conjunta a fim de que o estado consiga responder com propriedade às questões “Qual o Piauí que queremos para o presente e aonde o Piauí quer chegar?”.

Em seguida, a fala foi passada para Ariane Favareto, coordenadora geral para elaboração da Agenda 2030, que enfatizou o processo de reflexão das oficinas. “Focamos nos vetores econômicos piauienses para selecionar os eixos a serem debatidos, depois de pesquisas de campo aos territórios entre os meses de agosto a novembro de 2021 e entrevistas com mais de 150 informantes-chave, dentre eles representantes do poder público, de movimentos sociais e de projetos inovadores. Assim, buscamos conhecer as realidades sociais e os problemas enfrentados e chegamos à proposta das oficinas, em que contamos com o conhecimento geral para atingir as respostas às estratégicas almejadas e com a construção coletiva das soluções”, declarou Ariane.

Árvore de Soluções

Durante a oficina e, principalmente, no momento de sistematização dos dados da pesquisa de campo, utilizou-se a técnica metodológica da “Árvores de Problemas”, que facilita identificar causas e consequências das barreiras encontradas. Assim, num momento inicial, são localizadas as suas causas e, logo após, o problema central, para que os seus efeitos estejam em foco.

Com a definição do problema central ocorre a fase de transformar os pontos negativos em positivos, a partir de ações estratégicas, de objetivos a serem alcançados e de projetos a serem desenvolvidos, modificando a Árvore de Problemas para Árvore de Soluções.

Quanto ao Agronegócio, intempéries como falta de regulação e diretrizes para o uso rural e as deficiências no sistema de controle do uso da água foram identificados. Já em Energia, o seu alto custo e a interrupção de seu fornecimento foram apontadas como questões a serem resolvidas. Por fim, em Mineração, o olhar recaiu na degradação ambiental e na necessidade de regularização fundiária. Com esses e outros problemas, buscaram-se, nessa oficina específica, as soluções que podem ser alcançadas para sanar as deficiências e que comporão os relatórios técnicos, a partir do debate e da sistematização de propostas pela equipe técnica e pelos participantes do evento.

O primeiro dia de oficina contou com 95 participantes virtuais, entre eles representantes da Secretaria de Educação, da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Secretaria dos Transportes, do Movimento dos Pequenos Agricultores, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Universidade Estadual do Piauí e outros.

Próximas oficinas

Nos dias seguintes, outros vetores econômicos serão abordados e debatidos, seguindo o cronograma e os endereços de link logo abaixo:

– 08 de fevereiro, a partir de 9h – Comércio, Serviços e Turismo – Link: https://piauiconectado.webex.com/wbxmjs/joinservice/sites/piauiconectado/meeting/download/17fe027e894943a2a1dbdefd7093535d?siteurl=piauiconectado&MTID=ma4e8a13c1c3576810dbb961f1ab5a35c

– 09 de fevereiro, a partir de 9h – Agricultura Familiar – Link: https://piauiconectado.webex.com/wbxmjs/joinservice/sites/piauiconectado/meeting/download/21a48865f7d14fd0ae99355c955172d6?siteurl=piauiconectado&MTID=mf05f8eb6e1e2966970cd9f0569cf0b2a

– 10 de fevereiro, a partir de 9h – Cadeias Produtivas e Câmaras Setoriais – Link: https://piauiconectado.webex.com/wbxmjs/joinservice/sites/piauiconectado/meeting/download/2b17aa34c38e4f9889d6b36b8985f676?siteurl=piauiconectado&MTID=m25bfcf94aaa35cdf34f63cad7b882970

Comentários