Deputado do PT pede investigação sobre manipulação de pesquisas eleitorais

Franzé Silva requereu à PRE que investigue a divulgação de pesquisas de opinião 

Foto: Reprodução/Alepi

O deputado estadual Franzé Silva (PT) requereu que seja encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral solicitação para que o órgão iniba a realização e a divulgação de pesquisas eleitorais que não obedeçam às normas técnicas de elaboração, assim como impeça a divulgação de desinformação pelas redes sociais. O pedido foi feito durante a sessão na Assembleia Legislativa (Alepi) na manhã desta quinta-feira (24). 

 “Não dá para a gente ter na semana uma pesquisa em que o candidato majoritário aparece com 11% na frente e três dias depois aparece outra pesquisa em que o concorrente é que está na frente 20%. Isso é inadmissível, isso é indício de crime eleitoral antecipado”, argumentou, durante a sessão plenária. 

O parlamentar defende que a Procuradoria Regional Eleitoral deve ter um posicionamento firme para que pesquisas duvidosas não sejam divulgadas e para combater as notícias falsas que têm circulado. “Nós, enquanto políticos, precisamos ser firmes no combate a esses crimes, precisamos de uma democracia saudável. A democracia saudável passa por eleições limpas”, disse. 

 O presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB), em aparte, afirmou que as pesquisas devem ser registradas e determinados institutos usam metodologias problemáticas. No entanto, empresas sérias, corretas, conforme o parlamentar, conseguem ter resultados fiéis. (Alepi)

Comentários