Secretário de Educação debate com Strans sobre transporte público para estudantes nos dias do Enem

A Seduc conversou com a prefeitura para garantir que o Passe Livre possa ser usado e haja a ampliação da frota de ônibus 

Foto: Reprodução (Seduc-PI)

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (8), com gestores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina a fim de debater sobre o transporte coletivo da capital. O objetivo é garantir que os ônibus estejam circulando com regularidade nos dias 21 e 28 de novembro, datas nas quais serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de garantir que os estudantes consigam se deslocar e utilizar o Passe Livre dado pela Seduc. 

A aplicação das provas, que acontecerá em dois finais de semana, e uma grande quantidade de estudantes precisará se deslocar, conforme destacou secretário Ellen Gera, que solicitou o encontro. 

O superintendente da Strans, Cláudio Lima, afirmou que vai se reunir com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) para organizar um plano de trabalho para os dias de provas.  “Vamos garantir a circulação desses ônibus nos dias de provas e teremos uma conversa com os empresários para que possamos traçar uma estratégia segura nesses dias e funcionar com a mesma quantidade de veículos disponíveis no horário de pico, que são 100% da frota”, disse o superintende. 

O secretário Ellen Gera frisou que, durante a pandemia, os estudantes se sentiram inseguros e isso refletiu na queda no número de presentes nos dias aplicação das provas do ano passado. “Não podemos deixar que a crise do transporte público de Teresina seja um empecilho para os estudantes que têm se dedicado incansavelmente na preparação para as provas. A conversa de hoje serviu para alinhar e garantir que o Passe Livre que vamos distribuir aos estudantes da rede estadual seja utilizado e eles tenham o transporte público como garantia para chegar aos seus locais de prova”, disse o gestor. (Seduc - PI)

Comentários