Justiça: TJ-PI realiza a abertura da XVI Semana Nacional da Conciliação

A cerimônia iniciou ao som da banda musical “Dona Gal”, comandada pela cantora e compositora Maria da Cruz Araújo 

Foto: Reprodução/Ascom (TJPI)

Com objetivo de buscar soluções consensuais para as execuções civis e no envolvimento da advocacia pela conciliação, na manhã desta segunda-feira (08), o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador de José Ribamar Oliveira, juntamente com os desembargadores Hilo de Almeida Sousa, José Olímpio Passos Galvão, o juiz de direito Dioclécio Sousa da Silva, e a juíza de direito Lucicleide Pereira Belo realizaram a abertura da XVI Semana Nacional de Conciliação, no Piauí, o maior evento da justiça em prol da construção de soluções consensuais. 

A cerimônia iniciou ao som da banda musical “Dona Gal”, comandada pela cantora e compositora Maria da Cruz Araújo, no hall do Fórum Cível e Criminal de Teresina, com a presença de servidores e servidoras com foco na divulgação e conscientização dos benefícios da Semana Nacional de Conciliação na solução de consensuais de controvérsias de forma mais rápida e muitas vezes atém vantajosas para quem deseja conciliar. 

“Esta Semana acontece anualmente e leva as partes a encontrarem soluções para suas demandas por meio da conciliação, assim, evitem demandar advogados, audiências e diligências resultando mais tempo para a vida. Isso também nos leva a diminuir as demandas judiciais e a cumprir metas nacionais estabelecidas pelo CNJ”, disse o presidente do TJ-PI José Ribamar Oliveira. 

Nesta edição, a Semana Nacional da Conciliação, já contabilizou, até o dia 05 de novembro, cerca quase 3000 mil processos distribuídos no 1º e 2º grau em que as partes demonstraram interesse em conciliar, e preencheram o formulário disponível no site do TJ-PI ou presencialmente no Cejusc do Piauí. 

“A conciliação propõe uma saída mais rápida e prática para litígios que podem ficar anos sem desfecho. Um acordo entre as partes em conflito pode dar fim a um conflito que dura anos”, disse o desembargador José Olimpio Passos Galvão- Coordenador Estadual da XVI Semana Nacional de Conciliação. 

“Movimentos como esse mostram o tribunal sensível a dar satisfação ao usuário da justiça, nesse momento pandêmico, em que as pessoas estão isoladas uma da outra, e têm um conflito para ser resolvido. Todo o evento da Semana Nacional da Conciliação tem essa ideia de conscientizar a sociedade para procurar uma forma adequada para solucionar seu litígio”, destacou a juíza Lucicleide Pereira Belo, Coordenadora do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (NUPEMEC TJ-PI). 

Na oportunidade, o desembargador Hilo de Almeida destacou que a conciliação sempre é a saída para conflitos. 

“Ao longo da história da humanidade os grandes conflitos sociais sempre foram resolvidos quando as nações e as lideranças e autoridades pararam para dialogar e buscar o consenso”. 

O juiz de direito Dioclécio Sousa da Silva também reforçou a importância da conciliação e disseminação da cultura da paz e do diálogo. 

“A conciliação é a forma mais fácil, não é necessário custo, é um grande resultado social incalculável que deve se multiplicar e pedimos que todos sejam divulgadores dos benefícios da Semana da Conciliação”, pontuou. 

Foto: Reprodução/Ascom (TJPI)

A campanha também conta com a participação de voluntários como Paula Santos, que soma no esforço concentrado do Poder Judiciário Piauiense na conciliação do maior número possível de processos em todo Estado. 

“É um prazer estar como mediadora voluntária na Semana Nacional da Conciliação para ajudar nos processos, e também ajudar as pessoas que procuram celeridade e resolutividades em seus conflitos, sinto muito prazer em ver os interessados saírem satisfeitos da mesa de conciliação após ter seus conflitos solucionados”, disse a voluntária pela sexta vez na ação. (Joelma de Sousa Abreu/TJPI) 

Comentários