Governo do Piauí dará celeridade às obras e ações em andamento em 2022

O foco será promover a gestão integrada do sistema de segurança pública, defesa social, justiça e trânsito 

Foto: Reprodução/CCom

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (29), na Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com gestores da administração direta e indireta para fazer um balanço do ano e debater os desafios e novas estratégias para 2022. No próximo ano, uma das principais metas do Governo do Estado será dar celeridade às obras e ações em andamento. 

“Aqui foi possível fazer um balanço do que está em andamento e a orientação é dar prioridade às obras em andamento. Ao mesmo tempo, temos um plano de novas ações e vamos cuidar para que possamos cumprir todo o regramento, incluindo o do período eleitoral, e claro, para que possamos chegar a todos os municípios com ações, principalmente aquelas que melhoram a vida e que fazem o desenvolvimento chegar a lugares em que ainda não chegou. Chegaremos a bons resultados em 2022”, disse o governador Wellington Dias. 

Segundo o secretário de Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, os planos para 2022 serão baseados, principalmente, no Projeto de Lei Orçamentária. “Isso é para garantir a conclusão daquilo que já está planejado, ou seja, do que está em processo de licitação, contratação ou em execução. Temos o melhor momento fiscal da história do nosso estado, com menor nível de endividamento e maior nível de investimentos, portanto há as condições objetivas para a conclusão do plano de obras e ações previstas no PPA e LOA”, afirmou. 

Para 2022 o plano é acelerar ações e obras nas mais diversas áreas. Na saúde, serão intensificadas as construções, reformas e modernização de hospitais, além do fortalecimento da rede de atenção à saúde. Na segurança o foco será promover a gestão integrada do sistema de segurança pública, defesa social, justiça e trânsito. Na agricultura, o plano é acelerar infraestrutura e operações de crédito. Já na educação a meta é expandir o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, Alfabetização na Idade Certa, Educação Básica, Universidade Aberta e campis da Universidade Estadual. 

Todas as ações do Governo do Estado são realizadas com a finalidade de proporcionar melhoria de qualidade de vida, por meio do crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Hoje o Piauí possui um IDH de 0,697 e a meta é em chegar em 2023 com 0,743 e alcançar o nível máximo em 2030, com um IDH 0,8. (CCom)

Comentários