Turmas do 3° ano do Ensino Médio retornam às aulas 100% presenciais

Além de voltar à sala de aula, os estudantes têm um fator motivador, que é a preparação para o Enem 

Foto: Reprodução/Seduc

“Eu estou sentindo felicidade por estar retornando à escola, pois eu prefiro um contato direto com o professor, olho no olho, para facilitar o ensino”, disse Alysson Quirino Costa, 17 anos, aluno do 3° ano do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, no bairro Renascença que, nesta segunda-feira (18), retornou com aulas presenciais. 

Após a publicação da portaria Seduc-PI/GSE Nº 1442/2021, que dispõe sobre a autorização do retorno presencial em todas as modalidades e etapas de ensino, as escolas da rede estadual de ensino vêm retornando, de forma gradativa, as aulas 100% presenciais em escolas de todo o estado. De acordo com o diretor do Ceti, Carlos Eduardo, a instituição atende 385 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. 

“Nós estávamos no modelo híbrido, mas hoje estamos voltando presencialmente com todas as turmas de 3ª série do Ensino Médio. Nós fizemos o planejamento com todos os professores porque nessa retomada presencial precisamos de uma atenção redobrada para que possamos refazer o que vínhamos fazendo em anos anteriores. Precisamos, também, sensibilizar os estudantes para que eles entendam que essa retomada é necessária e que eles precisam ter um maior esforço”, disse o diretor. 

Além de voltar à sala de aula, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio têm um fator motivador, que é a preparação para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alysson, citado no começo da reportagem, diz ter o sonho de cursar Medicina em uma universidade pública e a sua preparação tem sido intensa. 

No período de isolamento social e aulas 100% remotas, Alysson pôde aprender novos meios para reforçar seu estudo. “A escola proporcionava aulas e materiais, atividades e lives e eu tentava conciliar um horário específico somente para os estudos”, disse ele, lembrando que o retorno presencial foi muito esperado: “No on-line, a gente tem contato, mas não é igual àquela intensa comunicação que temos na sala de aula”. 

Nara Fernanda, 17 anos, e aluna da 3ª série também complementa: “Eu tinha um cronograma de estudos em casa, mas voltar foi um alívio e me sinto segura por já estar vacinada. On-line era muito bom, mas nada se compara ao presencial, de olhar olho no olho com o professor para tirar dúvidas”. 

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes, explica que a secretaria está acompanhando as escolas por meio de cada uma das 21 Gerências Regionais (GRE) e dando o suporte necessário para o retorno. 

"Através da portaria 1442, a gente tem, a partir de hoje, a obrigatoriedade do retorno das turmas de 3ª série do ensino médio, conforme cronograma de organização. Estamos acompanhando e é super positivo. Essa grande estratégia da Seduc tem como preocupação o foco na aprendizagem dos estudantes”, disse Maria José. 

Cronograma do Retorno das aulas presenciais: 

– 18 de outubro 2021 – a 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas; 

– 25 de outubro de 2021 –  o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental; 

– 1º de novembro de 2021 – 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio 

Fonte: Seduc 

Comentários