Francisco Limma, Franzé Silva e Lucy Soares concorrem a cargos na Mesa Diretora

A eleição para os novos membros da Mesa acontece nesta quarta-feira (27)   

Foto: Reprodução (Alepi)

A Assembleia Legislativa do Estado divulgou nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da Casa, a lista dos deputados inscritos para concorrer aos cargos de 1º vice-presidente, 4º vice-presidente e 3º secretário da Mesa Diretora, que estão vagos. Inscreveram-se para concorrer ao pleito os deputados Franzé Silva (PT), Lucy Soares (PP) e Francisco Limma (PT). 

Segundo o Ato da Mesa Diretora , publicado no último dia 21 de outubro, os interessados poderiam formalizar sua inscrição até às 13h desta terça-feira. 

 A eleição para os novos membros da Mesa acontece nesta quarta-feira (27) e terá o seguinte trâmite: os parlamentares serão chamados para votar e irão assinalar sua escolha em uma cédula impressa e digitada, na qual constará os nomes dos concorrentes. O acompanhamento dos trabalhos de apuração junto à Mesa será realizado por dois ou mais deputados indicados pelo presidente. O secretário designado pelo presidente retirará as sobrecartas das urnas e fará a contagem. 

A eleição se dá em função das renúncias dos deputados B. Sá (Progressistas), Franzé Silva (PT) e Flora Izabel (PT) aos cargos que ocupavam. Assim, os novos eleitos complementarão os mandatos já começados, que se encerram em 1.º de fevereiro de 2023. 

O cargo do deputado B. Sá está desocupado porque o parlamentar abriu mão da colocação na Mesa por ser advogado atuante e o Código de Ética da OAB não permitir que seus membros ocupem cargos de direção em Mesas Diretoras dos poderes. 

Já a vaga de 1.º vice-presidente está aberta desde a eleição da deputada Flora Izabel para ser conselheira do TCE-PI. 

O deputado Franzé Silva, que era o 3º vice-presidente, também se desligou da vaga para concorrer ao cargo de 1º vice-presidente. 

Segundo o presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB), a eleição transcorrerá em normalidade no acordo firmado pelos blocos partidários para a ocupação dos cargos na Mesa Diretora da Casa. (Alepi) 

Comentários