“Sinal Vermelho” para a violência contra mulher no Piauí

O programa oferece um canal silencioso de denúncia às mulheres vítimas de violência
Desde da semana passada o Estado do Piauí conta com mais uma política de socorro às mulheres em situação de violência doméstica e/ ou familiar através do Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho.

O programa Sinal Vermelho oferece um canal silencioso de denúncia às mulheres vítimas de violência, o código consiste na marcação de um sinal na forma de um “X” na palma da mão visível à funcionários ou atendentes de estabelecimentos públicos ou privados que, imediatamente, devem entrar em contato com a Emergência – Polícia Militar, por meio do número 190.

“A Campanha Sinal Vermelho tem a missão de popularizar os cuidados/medidas que nós como cidadãs e cidadãos podemos tomar contra a violência doméstica e familiar. Certo que temos o treinamento dos colaboradores das instituições que aderem à campanha e também mais uma porta de socorro às vítimas, no entanto o que reputo mais importante nesse movimento é a divulgação das providências que se deve tomar em casos de violência, o que envolve toda a sociedade na temática” destacou Keylla Ranyere Procópio, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPI.

A sanção do programa, no dia 27 de agosto, pelo governador Wellington Dias, é resultado de intensa discussão entre diversos órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros(AMB) para fortalecer a atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, especialmente durante o período de isolamento social em meio à pandemia da Covid-19. As informações são do TJPI.

Comentários