Ônibus escolares são entregues para municípios piauienses

Os municípios de Ribeira do Piauí, Batalha e Brejo do Piauí foram beneficiados

Mais uma entrega de ônibus escolares com acessibilidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 9, no pátio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para os municípios de Ribeira do Piauí, Batalha e Brejo do Piauí. A deputada Reja Dias, autora da emenda parlamentar que possibilitou a compra dos veículos, esteve ao lado do secretário e dos representantes das prefeituras contempladas para a entrega oficial.

A solenidade informal marca parte do cronograma que vem sendo executado nos últimos meses para ofertar transporte escolar de qualidade e com segurança no retorno presencial de alguns dos municípios. “Estamos com intenso trabalho e cada dia mais novidades para a nossa rede de ensino, tanto para rede estadual como para as municipais, para qualificar o transporte dos estudantes e construir um retorno das aulas presenciais de forma segura”, disse o secretário Ellen Gera.

Uma das cidades beneficiadas é Batalha, distante 162 km da capital, que tem uma rede de ensino com mais de 5 mil alunos em todos os níveis de ensino. “Tivemos um aumento muito grande de alunos para 2021 e o ônibus chega em um momento importante”, disse o vice-prefeito da cidade, Adão de Araújo.

Outra cidade que comemora a chegada do novo transporte é Ribeira do Piauí, distante 392 km da capital. Para o prefeito Antônio Neto, a chegada do ônibus integra o planejamento de retorno presencial dos 680 estudantes da cidade.

ENTREGA DE ÔNIBUS EM TODO O PIAUÍ

O Piauí recebeu em abril deste ano trinta e dois ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, do governo federal. Ao todo, serão 64 ônibus para atender a demanda por transporte escolar rural da rede estadual de educação. Na primeira etapa, foram entregues 32 veículos. Cada ônibus tem capacidade para 44 estudantes e conta com estação elevatória para cadeirantes.

A entrega dos veículos é fruto do trabalho integrado entre o Ministério da Educação e a bancada federal do Piauí. Os ônibus foram adquiridos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) 2020, via bancada federal do estado. Um investimento de R$ 13 milhões, com contrapartida de R$ 63.604,46 do Governo do Piauí.

Municípios contemplados: Brejo do Piauí, Ribeira do Piauí, Parnaíba, Corrente, São Miguel do Tapuio, Cocal dos Alves, São Julião, União, Aroazes, Bom Jesus, Miguel Alves, Parnaguá, Dom Inocêncio, Itainópolis, Arraial, Betânia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Sebastião Barros, Bonfim do Piauí, Rio Grande do Piauí, Avelino Lopes, Esperantina, Capitão de Campos, Bom Jesus, Parnaíba, Simplício Mendes, Joaquim Pires, Miguel Alves, Cristalândia, Luzilândia, Cocal, Batalha.

Comentários